1

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Ender's Game - O Jogo do Exterminador"
A melhor defesa é o ataque. A máxima belicista está no centro da trama de Ender’s Game – O Jogo do Exterminador, estrelado por Harrison Ford, que finalmente volta ao espaço, décadas após a icônica saga Guerra nas Estrelas. Se a premissa não é exatamente original, o longa adaptado e dirigido por Gavin Hood traz crianças no comando de sofisticados caças para decidir o futuro do planeta.

No futuro próximo, a Terra sofre uma tentativa de invasão por alienígenas com forma de insetos, batizados de Formics. Graças a um jovem e genial guerreiro, consegue rechaçar os invasores. Cinquenta anos depois, o Coronel Hyron Graff (Ford) está à frente de uma rígida academia militar que seleciona os melhores adolescente para compor o grupo de elite que vai atacar os Formics antes que eles voltem a tentar conquistar a Terra. Um menino de apenas 12 anos, Ender Wigg (Asa Butterfield), que aparenta ter habilidades estratégicas fora do comum, chama a atenção de Graff, que aposta nele para liderar o ataque preventivo contra os alienígenas. Incerto de suas possibilidades e cercado por alguns companheiros hostis e uns poucos solidários, Ender vai para o espaço para ter sua capacidade de guerrear e liderar posta à prova.

“Ender’s Game”: a segurança da Terra nas mãos de crianças 


O sul-africano Gavin Hood já ganhou um Oscar de melhor filme estrangeiro em 2006 por Infância Roubada,  e tem intimidade com o universo da ficção cientifica: dirigiu X-Men Origens: Wolverine (2009), além de ter participado como ator na série Stargate SG1. No roteiro adaptado por ele próprio a partir de um best-seller de autoria do norte-americano Orson Scott Card, que aprovou pessoalmente a adaptação, percebe-se a intenção de discutir questões complexas, como limpeza étnica, abuso infantil, individualidade x coletividade. Mas no final, o que fica são os efeitos visuais,  a dinâmica de vídeo-game e referências a Harry Potter, Star Wars e Tropas Estelares ()

O ponto alto é o combate final, em que as habilidades de Ender são colocadas à prova. Porém, numa virada até certo ponto surpreendente, há uma espécie de epílogo, em que alguns fatos inesperados são revelados. No entanto, a tentativa de dar profundidade pouco funciona. Mirando o público jovem, Ender’s Game  cumpre sua função de entreter, mas não vai muito além disso. O elenco estrelado, com Viola Davis, Ben Kingsley e Abigail Breslin é subaproveitado.  

Por Gilson Carvalho

Nota 7





Ficha Técnica 

Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender’s Game) – min.
EUA - 2013
Diretor: Gavin Hood
Roteiro: Gavin Hood, baseado em livro de Orson Scott Card
Elenco: Harrison Ford, Asa Butterfield, Haileen Steinfeld, Abigail Breslin, Ben Kingsley, Aramis Knight, Sujat Partha, Moises Arias,Viola Davis.

Estreia 20/12


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

  1. É um dos meus filmes favoritos , eu amo como Ender mostra sua inteligência , então no começo eu não gostava . Estou ansioso para o segundo semestre .

    ResponderExcluir

 
Top