1

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Cine Holliúdy"Cine Holliúdy é uma homenagem criativa e original ao cinema e à cultura nordestina. Filmado no Ceará e estrelado por atores locais, tem legendas em português porque é falado em uma linguagem coloquial própria da região - quase um dialeto, o que o torna ainda mais estranho e divertido.

Francysgleidisson  (Edmilson Filho) é um exibidor de filmes no interior do Ceará. A popularização da televisão ameaça seu negócio, mas ele não sabe fazer outra coisa. Com apoio da mulher Maria das Graças  (Míriam Freeland)  e do filho Francysgleidisson Filho (Joel Gomes),  decide tentar mais um vez na pequena cidade. Vende carro amado, apelidado de Wanderléia, pega empréstimo em banco e monta um cinema, para o qual convida toda a população.  Para seu azar, o prefeito Olegário Elpídio (Roberto Bomtempo)  já encomendou o aparelho de TV para ser instalado na praça principal da localidade.

"Cine Holliúdy": estética cafona e trilha sonora brega, tudo com muita graça


Poster do filme "Cine Holliúdy"
A declaração de amor à sétima arte e aos filme de kung fu – preferido do roteirista e diretor Halder Filho, que já havia feito um curta com esse tema,  é cheia de entusiasmo e sinceridade. Isso compensa alguns problemas do roteiro, que ao mesmo tempo apresenta inovações como  animações e referências pop. Também faz piadas com homossexuais, deficientes físicos e estrangeiros sem se preocupar com o politicamente correto, tudo bem contextualizado e engraçado.

A estética propositalmente cafona é um dos grandes trunfos da produção. Cenários com corres berrantes, roupas extravagantes, gestos e linguajar, tudo colabora para a graça do filme. Para complementar, uma trilha sonora, cheia de sucessos dos maiores expoentes do gênero brega, como Odair José, Fernando Mendes e Márcio Greyck, que inclusive faz uma ponta como o comprador da Wanderléia.  

Sucesso no Nordeste e prestes a ganhar as telas do resto do país, Cine Holliúdy mostra que é possível fazer comédia sem grandes nomes da televisão e respeitando a tradição humorística brasileira.

Por Gilson Carvalho

Nota 8,5


Ficha Técnica

Cine Holliúdy – 91 min.
Brasil – 2013
Direção: Halder Gomes
Roteiro: Halder Gomes
Elenco: Edmilson Filho, Miriam Freeland,  Joel Gomes, Roberto Bomtempo, Falcão, Rainer Cadete, Angeles Woo, Márcio Greyck

Estreia 15/11

Compartilhe este conteúdo |


O Cinema está na Rede e também no TwitterO Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

  1. Muito divertido! Programa para toda família.
    Humor inteligente com final imprevisível.
    A cena no interior do cinema ficará na história do cinema brasileiro.

    ResponderExcluir

 
Top