0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Além da  Fronteira"As disputas entre árabes e israelenses vão muito além de questões políticas e afetam os habitantes da região em seu dia a dia de maneira brutal. Direitos fundamentais são desrespeitados, como ir e vir, ter acesso à educação e até amar. Além da Fronteira aborda essas questões mostrando uma história de amor entre dois homens. 

Nimr (Nicholas Jacob), um jovem estudante de psicologia palestino, atravessa secretamente a fronteira para ir a uma boate em Tel Aviv, onde conhece  Roy (Michael Aloni), rico advogado israelense. Eles começam um relacionamento, facilitado pela permissão que Nimr consegue para frequentar aulas de mestrado numa prestigiosa universidade localizada na cidade israelense.

Consciente do preconceito tanto de sua família quanto da sociedade palestina em geral, Nimr mantém o romance em segredo até que um amigo também gay, Mustafá (Loai Nofi). é assassinado, colocando-o em perigo. Para piorar a situação, seu irmão mais velho Nabil (Jamil Khoury) se envolve em relações perigosas.

“Além da Fronteira”: Amor afetado pela política e preconceitos


Poster do filme "Além da  Fronteira"
Uma das virtudes do longa é não procurar culpados nem tomar partido, mas apenas expor a tensão constante em que vivem tanto israelenses quanto palestinos,  sob a vigilância imposta pelo Estado de Israel, justificada pela possibilidade de atos hostis por parte de grupos radicais. Denuncia tanto os abusos cometidos pela polícia de Israel quanto a disposição de alguns palestinos em apelar à violência.

Por outro lado, uma das deficiências é não se aprofundar muito, confiando, talvez, que o público já conhece bem a situação no Oriente Médio, o que, sabemos, não é garantido. Ou não tenha vislumbrado o interesse que o drama poderia despertar em outras partes do mundo.  

A interpretação sensível de Nicholas Jacob se destaca, mesmo quando não há diálogos. As sequências de sexo são sutis e feitas com bom gosto, enfatizando o romantismo.  O diretor Michael Mayer demonstra versatilidade ao conjugar, de maneira apropriada,  romance e ação, qualidade vista também na fotografia.

Por Gilson Carvalho

Nota 7,5


Ficha Técnica

Além da Fronteira (Out in the Dark) – 96 min.
Israel Palestina EUA – 2013
Direção: Michael Mayer
Roteiro: Yael Shafrir, Michael Mayer
Elenco: Nicholas Jacob, Michael Aloni, Jamil Khoury,  Alon Pdut, Loai Nofi, Maysa Daw, Majd Bashar, Tony Haddad, Alon Oleartchik, Chelli Goldenberg

Estreia: 29
/11

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top