0



Carnaval, a data que parecia tão longe se aproxima cada vez mais da nossa agenda. Uma época boa, tranquila, com muita alegria e descontração. Na verdade, poucas culturas conseguem passar essa mensagem tão bem quanto a brasileira. Tanto é que Hollywood muitas vezes retrata esse maravilhoso universo em seus filmes. Por isso, elaboramos esta lista para você já entrar no clima da Folia!


Alô, alô Carnaval

Nesta lista elaborada com auxílio de Newton Mendonça, sócio do Camarote Folia Tropical na Sapucaí, você já vai entrar no clima de tamborins, lantejoulas e passistas!

5 – Mulatas! Um Tufão nos Quadris

O documentário conta a história das passistas no Carnaval carioca . São entrevistadas 13  mulatas, de diferentes épocas, que ajudam a construir a identidade deste personagem tão importante na cultura carnavalesca.


Mais um documentário que procura compreender o universo carnavalesco. Esta história é passada no Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro. Passado em primeira pessoa, ele conta a importância do Carnaval na vida da diretora Georgia Guerra-Peixe.

3 – Ó pai ó

O Carnaval da Bahia também ganha destaque na nossa lista. O filme de Monique Gardenberg conta a história de moradores de um cortiço no Pelourinho, na Bahia. O enredo se passa durante o último dia de Carnaval, quando após dias de muita alegria e música, Dona Joana, uma evangélica, decide acabar com a festa fechando o registro de água do prédio. Apesar de ser uma comédia musical, o filme toca em assuntos como violência, drogas, mídia, preconceito e racismo.

2 – Rio

O filme por si só já é muito fofo, afinal mostra toda a diversidade da fauna brasileira. Além disso, mostra as belas cores do carnaval em uma das cenas e exibe as belezas naturais da cidade que conquista todos os gringos. Impossível assistir este filme e não querer que o Carnaval chegue bem rapidinho para curtir toda a folia! Por falar nisso, os ingressos para o Carnaval  de 2014 já estão à venda!


O filme de 1936 é um clássico do cinema brasileiro e, muito mais do que isso, definiu a carreira da Carmen Miranda. Neste longa foi apresentada a identidade de mulher de olhos vivos, jeito malandro e ao mesmo tempo debochado e sensual. A sua voz expressiva e sempre cantando com um sorriso nos lábios conquistou plateias ao redor do globo e este filme deu o passo inicial para a carreira surpreendente da diva brasileira.

Por: Júlia Ourique Medici

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top