0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Blue Jasmine"
Blue Jasmine marca a volta de Woody Allen aos Estados Unidos, depois de uma inserção em filmes produzidos na Europa (entre eles o esplendido Meia à Noite em Paris). Como de costume em sua filmografia, sua personagem principal representa o seu alter ego, em Blue Jasmine a bola da vez é a personagem título, interpretada por uma Cate Blanchette inspirada.

Jasmine encarna com firmeza todas as agonias, neuroses, ansiedades, fobias e hipocondrias típicas de uma personagem de Allen. O contraste entre Nova York, onde desfrutava de uma vida luxuosa de socialite bancada pelo seu marido Hal (Alec Baldwin) e São Francisco, quando está falida e morando de favor na casa da irmã adotiva Ginger (Sally Hawkins) reforçam a dualidade da personalidade de Jasmine, mas não retratam as cidades, sempre vistas como um personagem a mais em outros títulos.

Apesar da excelente atuação de Cate Blanchette, "Blue Jasmine" traz um roteiro displicente e cansativo

  
Poster do filme "Blue Jasmine"
Em Blue Jasmine, as cidades passam despercebidas. Assim como o quase onipresente paradoxo do cineasta, em sempre estar fazendo o mesmo tipo de filme e se reinventando. O roteiro nos traz a mesma agilidade, inteligência, sarcasmo e delicadeza de sempre, entretanto sem inovações. A narrativa extenuante se prende na vulnerabilidade de Jasmine do inicio ao fim, tornando o filme cansativo, por mais que Cate Blanchette esteja excelente.


A alta produtividade do cineasta é louvável - um filme por ano em cartaz -, contudo em Blue Jasmine juntamente com o antecessor Para Roma com Amor denota que esta contínua operosidade tenha o deixado displicente, faltando-lhe criatividade, notada no ponto de virada para o epílogo, quando o personagem Augie (Andrew Dice Clay) surge do nada, em forma de abiogênese.

Para quem possui uma vasta obra de filmes inesquecíveis, tais como: Noivo Neurótico, Noiva nervosa, Hannah e Suas Irmãs, A Rosa Púrpura do Cairo, Manhattan e Ponto Final – Match Point, entre outros, Blue Jasmine traz muita neurose por pouca contundência.
  

Nota: 5,5


Ficha Técnica

Blue Jasmine (Blue Jasmine)- 98 min
EUA– 2013
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Andrew Dice Clay, Louis C.K, Bobby Cannavale



O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top