0

Compartilhe este conteúdo |


Festival Indie 2013
O Festival Indie 2013 acontece em São Paulo entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro, com entrada franca. O evento destaca a relevância de autores em atividade que ajudam e apoiam o desenvolvimento da linguagem cinematográfica. Entre eles estão o diretor francês Jean-Claude Brisseau e o documentarista chinês Wang Bing; ambos os cineastas contemporâneos terão seus filmes exibidos na Mostra Respectiva.

Pela primeira vez no Brasil, Jean-Claude Brisseau, conhecido pelos seus trabalhos (A Aventura e Os Anjos Exterminadores) geniais e também contraditórios por abordar assuntos delicados de extrema intimidade sexual, que aguçam a imaginação do espectador em uma estreita margem entre a fantasia e o real, e do erótico e do pornográfico, dará uma palestra durante o Festival Indie.

Entre as dez obras do francês, chamado de “enfant terrible” por boa parte da mídia internacional especializada, está o inédito A Garota de Lugar Nenhum, que angariou o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno, na Suíça, em 2012. O longa metragem também será exibido no Festival do Rio 2013.

Outro destaque da Retrospectiva é Wang Bang, autor de A Oeste dos Trilhos. Com 9 horas de duração, o documentário trouxe-o aos holofotes do cinema oriental, por retratar as mudanças físicas e sociais que tem ocorrido na China desde a Revolução Cultural. O artista Wang é uma figura central para o desenvolvimento cinematográfico na última década.

Além das retrospectivas, a Mostra Internacional é outro ponto forte do festival. A edição deste ano, que também acontece em Belo Horizonte, exibe filmes inéditos e recentes de muitos países afora, são eles: o aguardado História de Minha Morte do diretor catalão Albert Serra, vencedor do Festival de Locarno 2013 e os premiados Heli do diretor Amat Escalante, Melhor Diretor no Festival de Cannes 2013) e o vencedor de dois prêmios do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2013 – Urso de Prata e Melhor Ator para Nazif Mujic,  Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho, de Danis Tanovic.

O Indie 2013 em São Paulo é uma parceria com o SESC SP. Os ingressos gratuitos serão disponíveis nas bilheterias do espaço uma hora antes de cada sessão. Para maiores informações sobre a programação do evento confira no site www.sescsp.org.br.

Por Tiago Canavarros


Compartilhe este conteúdo |
O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top