0

Compartilhe este conteúdo |


Aviões, a nova animação da Disney, é basicamente Carros, só que ao invés de percorrer as poeirentas estradas do interior dos Estados Unidos, se passa no ar.  E, se não apresenta grande novidade em relação á história, não deixa de ser divertido, tanto para crianças quanto para adultos que gostam de aventuras animadas.

No meio-oeste americano, Dusty, um  aviãozinho pulverizador de plantações,  sonha em participar de um rally aéreo. É apoiado por Chug, um  caminhão atrapalhado, mas  completamente desestimulado por Dottie, uma empilhadeira estressada. Para realizar seu sonho, procura Skipper, velho e lendário avião de combate da Marinha, que o treina e o faz perder medo de altura.

Surpreendentemente Dusty vence as competições regionais e nacionais e é apontado representante americano no certame internacional. O aviãzinho se vê diante de aeronaves de vários países, todas aparentemente melhores que ele.  A cada etapa da corrida, ele enfrenta novos desafios, como falta de experiência, tempestades e até sabotagem.  Mas, com muita obstinação e alguma sorte, consegue vencê-los.

Apesar de previsível, a animação apresenta sequências interessantes, principalmente os voos, valorizados com o uso do 3D. As cenas mais engraçadas, no entanto,  não têm nada a ver com a competição aérea, mas com os estereótipos culturais explorados pela produção.  O representante do México, El Chupacabra,  é exageradamente romântico, o britânico Bulldog é elegante e discreto, a indiana Ishani é humilde e suave e assim por diante.

Na versão original, conhecidos atores de cinema e TV fazem as vozes dos aviões, entre eles Dane Cook, Julia Louis-Dreyfus, Stacy Keach, Teri Hatcher, John Cleese, Priyanka Chopra, Val Kilmer.  No Brasil, a cantora baiana Ivete Sangalo dubla a voz da competidora brasileira, Carolina, mas não acrescente nada especial.

Por Gilson Carvalho

Nota 6,5


Ficha Técnica

Aviões (Planes) – 91 min
EUA 2013
Direção: Klay Hall
Roteiro: Jeffrey M. Howard
Elenco: vozes de Dane Cook , Stacy Keach, Brad Garrett, Teri Hatcher , Julia Louis-Dreyfus, Priyanka Chopra, John Cleese , Cedric the Entertainer, Carlos Alazraqui, Roger Craig Smith, Anthony Edwards, Val Kilmer 

Estreia: 13/09


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top