0

Compartilhe este conteúdo |




Cena do filme "Vendo ou Alugo"Os problemas do Rio de Janeiro e o jeito carioca de lidar com eles são o tema da comédia Vendo ou Alugo, escrita e dirigida por Betse de Paula  e estrelada por Marieta Severo, Marcos Palmeia e Nathália Timberg. A produção recebeu 12 prêmios no Festival Cine PE, incluindo melhor filme pelo júri oficial e pelo público e melhor atriz para Marieta Severo. 

A história gira em torno de quatro mulheres que vivem em uma mansão no Leme, zona sul do Rio de Janeiro, bem próxima a uma favela em vias de ser pacificada. Outrora rica e influente, a família está agora falida e atolada em dívidas e por isso precisa vender o decrépito casarão o mais rápido possível, antes que vá a leilão.

À frente da difícil tarefa está Maria Alice (Marieta Severo), avô descolada e liberal, que entre uma tradução e outra, fuma maconha e faz doces eróticos para conseguir algum dinheiro.  Ela conta com o apoio da neta Madu (Beatriz Morgana), mas sua mãe, Maria Eudóxia (Nathália Timberg) e sua filha Baby (Sílvia Buarque) são contra a venda.

"Vendo ou Alugo": o jeitinho carioca de lidar com os problemas


Poster do filme "Vendo ou Alugo"Entre os potenciais compradores estão um gringo excêntrico (Nicola Lama) e um pastor suspeito (André Mattos) e as amigas de carteado de  Maria Eudóxia, representadas por Carmem Verônica, Daisy Lúcidi e Ilka Soares, que se encontram na casa quando as forças policiais começam a ocupação da comunidade vizinha. Com isso , ficam todos presos na mansão, junto com moradores da favela, como o malandro Jorge (Marcos Palmeira), a engraçada empregada Graça (Maria Assunção).

Através de uma série de situações engraçadas (e outras nem tanto), o filme aborda superficialmente questões sociais como tráfico de drogas, criminalidade e a controversa política de pacificação das comunidades carentes no Rio de Janeiro. Sabiamente, os roteiristas e a diretora não se posicionam sobre esses espinhosos temas, deixando o espectador livre para tirar suas próprias conclusões.

Mas, inegavelmente, o maior mérito de Vendo ou Alugo é a reunião de um elenco talentoso e afinado, com destaque para Marieta Severo, que faz uma Maria Silvia espirituosa e interessante. Os aspectos técnicos também são de qualidade, principalmente a fotografia e o trabalho de câmera que trabalha com ótimos planos-sequências, dando dinamismo e ritmo à produção.

Por Gilson Carvalho

Nota 7


Ficha Técnica

Vendo ou Alugo – 88 min.
Brasil 2013 Direção: Betse de Paula
Roteiro: Betse de Paula, Andréa Falcão, José Roberto Toreiro, Júlia de Abreu, Mariza Leão.
Elenco: Marieta Severo, Marcos Palmeira, Nathália Timberg, Sílvia Buarque, Betriza Morgana, Maria Assunção, Pedro Monteiro, Nicola Lama, André Mattos, Carmem Verônica, Daisy Lúcidi, Ilka Soares


Estreia 09/08



O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top