0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "A Aventura de Kon Tiki"Numa época em que quase não havia tecnologia, os cientistas tinham que ser meio heróis, meio loucos. E assim era Thor Heyerdahl, que em 1947 atravessou o Oceano Pacífico em uma frágil balsa de madeira, para provar suas teorias. Essa história é apresentada em A Aventura de Kon Tiki, produção norueguesa que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

O filme reconstitui a vida do zoólogo Heyerdahl (Pal Sverre Hagen), que nunca aprendeu a nadar, apesar de quase ter se afogado quando criança em um lago congelado em seu país natal, mostrando seus trabalhos científicos até a expedição que o deixou famoso, resultado da crença de que as ilhas do Pacífico Sul haviam sido colonizadas pelos Incas e não pelos asiáticos, como se acreditava então.

Poster do filme "A Aventura de Kon Tiki"Apesar do ceticismo geral e com apoio do governo peruano, Heyerdahl deixa sua esposa Liv (Agnes Kittelsenna Noruega, reúne uma tripulação de cinco homens e parte para provar a todos que suas ideias tinham fundamento, fazendo questão de só usar materiais disponíveis 1.500 anos antes. Ao longo do caminho de cerca de 5 mil milhas, enfrentam tempestades, mudanças de rumo, baleias gigantes, tubarões. Principalmente havia o medo e o fascínio pelo desconhecido. 

Além do excelente trabalho de direção de arte, com reconstituição de época primorosa e belíssimas locações - surpreendentemente as filmagens não foram feitas no Peru, mas em Malta, Tailândia, Bulgária e Noruega, tem destaque o elenco, Pal Sverre Hagen à frente. No lado negativo, a impressão de que o filme é um pouco longo demais e que a dimensão  humana poderia ter sido mais aprofundada. 

De qualquer modo, Kon Tiki mostra que, quando desafiado e convicto de suas crenças, o ser humano é capaz de feitos extraordinários.  E o interesse pelo feito dos seis noruegueses é universal. Prova disso é o fato de o livro escrito por Heyerdahl ter vendido milhões de exemplares em todo o mundo, e o documentário por ele dirigido ter recebido o Oscar de melhor documentário em 1950.

 Por Gilson Carvalho

Nota 8


Ficha Técnica 

A Aventura de Kon Tiki (Kon-Tiki) - 118 min.
Noruega/Reino Unido/Dinamarca/Alemanha - 2013
Direção: Joachim Roenning e Espen Sandberg
Roteiro: Allan ScottPetter Skavlan
Elenco: Pal Sverre Hagen, Anders Baasmo Christiansen, Tobias Santelmann,  Gustaf Skarsgard, Odd Magnus Williamson


Estreia 09/08



Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top