0

Compartilhe este conteúdo |


8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
A produção cinematográfica mais recente de países como Argélia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Líbano, Marrocos, Qatar e Palestina poderá ser vista 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema que acontece de 15 de agosto a 16 de setembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Serão apresentados cerca de 20 títulos originários daquela região, além de produções latino-americanas com temática relacionada à imigração árabe.

Organizada pelo Instituto Cultural Árabe, a mostra será dividida em duas sessões. A primeira é Mundo Árabe, que traz produções de grande repercussão nos festivais dos últimos dois anos, além de filmes clássicos e inéditos no Brasil. Os diretores Hanan Abdalla, do filme egípcio À Sombra de Um Homem, e Emad Bornat, do documentário palestino Cinco Câmeras Quebradas, participarão de um debate sobre cinema e cultura árabe.

A segunda sessão,“Diálogos Árabe-Latinos”, traz produções brasileiras e latino-americanas  que de alguma forma abordam as relações dos árabes com a América Latina. O convidado especial será Edgardo Bechara, produtor do Latin Arab International Film Festival, de Buenos Aires.

Durante a mostra, será promovida a pré-estreia nacional de A Última Estação, de Márcio Curi, coprodução entre Brasil e Líbano que abriu o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro no ano passado. Após a exibição, o diretor e o elenco do filme participarão de um debate aberto ao público. 

Outra produção inédita que será exibida é À Sombra de Um Homem, documentário da diretora Hanan Abdalla em que quatro mulheres de diferentes origens culturais e gerações, durante as mudanças no Egito em revolução, refletem sobre sua busca para determinar seus próprios destinos. 

Outro destaques é Cinco Câmeras Quebradas, documentário palestino que foi indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano, além de aplaudido nos festivais de Sundance e de Jerusalém. Traz um relato pessoal de um agricultor que usa uma câmera como arma de protesto para tentar conservar suas terras contra o estabelecimento dos judeus israelenses na Palestina.

Serviço: 

8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 1
5/08 a 16/09

São Paulo  - 15  de agosto a 1º de setembro

Cinesesc - 
15 a 22/08
Rua Augusta, 2.075 – Cerqueira César – São Paulo - SP
Tel. 11 3087-0500. www.sescsp.org.br

Centro Cultural Banco do Brasil - 21/08 a 01/09
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo - SP
Tel. 11 3113-3651/3652
ccbbsp@bb.com.br


Rio de Janeiro -04 16/09

Centro Cultural Banco do Brasil 
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro - RJ
Tel. 21 3808-2020
ccbbrio@bb.com.br

Postar um comentário

 
Top