0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Simplesmente Uma Mulher"
Simplesmente Uma Mulher, drama do franco-argelino Rachid Bouchareb mostra não uma, mas duas mulheres, uma americana e outra iraniana, interpretadas por Siena Miller e Golshifteh Farahani, num momento de mudança em suas vidas. Em comum, além dos conflitos amorosos e familiares, o amor pela dança do ventre.

Demitida devido à recessão, Marilyn (Miller) volta para casa mais cedo e flagra o marido Harvey (Jesse Bob Harper ) na cama com outra mulher. Humilhada e revoltada, decide aceitar a sugestão do seu professor e participar de um concurso de dança. Por sua vez, Mona (Farahani), sob intensa pressão para ter um filho, foge depois de acidentalmente matar sua sogra, ao confundir  os remédios que a idosa toma.

Poster do filme "Simplesmente Uma Mulher"As duas pegam a estrada, à la Thelma & Louise, de Ridley Scott, e seguem em direção à Santa Fé para a audição. Ao longo do caminho se apresentam em bares para conseguir uns trocados, volta e meia topando com pessoas mal-intencionadas ou com mente estreita.  Há também ocasião para que a amizade entre as duas evolua e gestos de solidariedade de estranhos..

O road movie parte de uma premissa interessante mas falta densidade. Marilyn e Mona não tem suas motivações bem desenvolvidas, e parecem apenas reagir ao ambiente e imposições externas. Quanto ao restante dos personagens, são meros coadjuvantes, embora houvesse potencial para aprofundá-los, já que aparentemente são os responsáveis pela situação em que as mulheres se encontram, numa visão um tanto maniqueísta.

Apenas em poucos momentos, em que a integridade física das mulheres é ameaçada ou em que decisões drásticas precisam ser tomadas, há um engajamento emocional.  A discussão das questões envolvendo a relação ocidente=oriente ou homem-mulher é apenas sugerida.  O longo caminho percorrido por Thelma e Louise não foi aprendido.

Por Gilson Carvalho

Nota 5


Ficha Técnica

Simplesmente Uma Mulher (Just Like
A Woman) - 96 min.
EUA/França/Reino Unido - 2013
Direção: Rachid Bouchareb
Roteiro: Joelle Touma, Marion Doussot, Rachid Bouchareb

Elenco: Sienna Miller, Golshifteh Farahani, Bahar Soomekh, Tim Guinee, Roschdy Zem, Chafia Boudraa, Jesse Bob Harper

Estreia 19/07 (São Paulo)


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top