0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Um Golpe Perfeito"
Ter um roteiro dos irmãos Cohen para filmar é um privilégio, já que eles geralmente filmam o que escrevem. Não é, porém, garantia de sucesso, como o prova Um Golpe Perfeito, comédia dirigida por Michael Hoffman, protagonizada por Colin Firth (vencedor do Oscar por O Discurso do Rei), Cameron Diaz e Alan Rickman.

Cansado de ser maltratado por seu abusivo chefe, o curador de arte Harry Deane (Firth), bola um plano para se vingar. Com a ajuda do velho amigo Major (Tom Courtnay), falsifica um Monet e tenta vendê-lo a um milionário japonês. Vai ao Texas, onde supostamente encontra-se um original do pintor francês no trailer de PJ (Diaz) e a convence a participar do golpe.

"Um Golpe Perfeito" abusa dos clichês e estereótipos culturais


Poster do filme "Um Golpe Perfeito"Em Londres, as personalidades opostas de Harry e PJ entram em conflito e o esquema quase vai por água abaixo. Aos poucos, eles se aproximam e tentam salvar objetivo principal , com o britânico suavizando um pouco sua severidade e a americana deixando de lado seu jeito provinciano.

Refilmagem de uma comédia lançada em 1966 com Michael Caine e Shiley McLaine nos papéis principais, Um Golpe Perfeito, reúne um bom diretor, ótimos roteiristas e um elenco de primeira. Ainda assim, não funciona. Investindo em clichês e velhos estereótipos culturais, o filme deixa de interessar depois dos dez primeiros minutos. O sotaque texano caipira de Diaz é forçado, assim como a sisudez e o jeito desengomado de Firth e a excentricidade dos japoneses. Stanley Tucci faz apenas uma ponta e também não acrescenta nada no papel de um especialista em arte alemão, igualmente caricato. 

Há alguns (raros) momentos engraçados; geralmente piadas primárias e sem qualquer relação com o argumento.  No final, salvam-se os aspectos técnicos, como a ambientação em uma Londres  sofisticada, direção de arte, fotografia. Insuficientes, porém, para justificar a ida ao cinema. 

Por Gilson Carvalho

Nota 5 



Ficha Técnica

Um Golpe Perfeito (Gambit) – 89 min
EUA - 2012
Direção: Michael Hoffman 
Roteiro: Ethan e Joel Cohen  
Elenco: Colin Firth, Cameron Diaz, Alan Rickman,  Stanley Tucci, Tom Courtenay, Togo Igawa


 Estreia 14/06


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top