0

Compartilhe este conteúdo |



Cena do filme "A Memória Que Me Contam"A produção nacional, A Memória Que Me Contam, escrita e dirigida por Lúcia Murat, gira em torno de uma personagem, Ana, enferma e a beira da morte. Ela é o elo que reúne novamente em um único lugar (a sala de espera do hospital) os amigos da juventude, outrora guerrilheiros que lutavam contra a ditadura militar. O rosto de Ana nunca é mostrado, mas ela aparece na memória dos amigos como a mulher linda e alegre que costumava ser na juventude, interpretada por Simone Spoladore.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos as trajetórias presentes dos outros personagens, a história de Ana é contada de forma não sequencial a partir de lembranças e sentimentos que eles nutrem por ela. Pais, filhos e sobrinhos, cada qual com suas convicções, formas de pensar, agir; personalidades distintas que tem em comum o carinho pela amiga.  Além de Spoladore, o elenco é composto por Irene Ravache, Franco Nero, Miguel Thiré, Otávio Augusto, José Carlos Machado, Clarisse Abujamra, Hamilton Vaz Pereira, Patrick Sampaio, Naruna Kaplan de Macedo.

Poster do filme "A Memória Que Me Contam"
O roteiro trata de assuntos políticos que envolvem a história recente do Brasil além de fatos atuais, como o caso da Comissão da Verdade, que investiga a morte e desaparecimento de presos durante a ditadura militar, e a extradição de estrangeiros procurados por atentados contra seus países de origem. O personagem de Franco Nero sofre em um determinado momento o mesmo que o italiano Cesare Battisti, cujo pedido de extradição foi negado durante o governo Lula.

As discussões recentes acerca da homossexualidade é representada pelo casal de personagens de Eduardo (Miguel Thiré) e Gabriel (Patrick Sampaio), filhos de Irene (Irene Ravache) e Ricardo (Otávio Augusto), respectivamente. Eles trazem para pauta as preocupações dos pais que têm e aceitam filhos gays, mesmo hoje em dia o mundo sendo mais tolerante.

Por José Leonardo Tadaiesky

Nota 6,5


Ficha Técnica

As Memórias Que Me Contam – 95 min.
Brasil – 2013
Direção: Lúcia Murat
Roteiro: Lúcia Murat, Tatiana Salem LevyElenco: Simone Spoladore, Irene Ravache, Franco Nero, Miguel Thiré, Otávio Augusto, José Carlos Machado, Clarisse Abujamra, Hamilton Vaz Pereira, Patrick Sampaio, Naruna Kaplan de Macedo

Estreia 14/06


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top