0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Juan dos Mortos"A onda dos zumbis chegou a Cuba. Juan dos Mortos, escrito e dirigido por Alejandro Brugués, é o primeiro longa do gênero produzido na ilha de Fidel, mas seu sucesso, mais do que a esse dado curioso, se deve a suas qualidades.  Não que seja revolucionário, mas além de divertido, satiriza o regime cubano. 

Juan (Alexis Diaz de Villegas) é um cubano comum que, como muitos outros, passa seus dias correndo atrás de um trocado, mas sem fazer muito esforço.. Um belo dia, pescando em uma balsa improvisada com seu amigo Lazaro (Jorge Molina), dá de cara com um corpo boiando. Para sua surpresa, o corpo ganha vida e eles são obrigados a matá-lo.

"Juan de los Mortos" diverte e critica o regime político cubano


Poster do filme "Juan dos Mortos"De volta a Havana e a sua vidinha sossegada, Juan e Lazaro percebem que a cidade foi invadida por mortos-vivos. Juan percebe aí uma oportunidade de ganhar dinheiro e. ao lado de Lazaro, o filho deste, Vladi (Andros Perugorría), e sua própria filha Camila (Andrea Duro) vira um exterminador de zumbis.

Homenageando outros filmes de terror, principalmente Shaun of the Dead (Todo mundo quase morto, no Brasil) e flertando com o trash (como é típico do gênero), é na crítica social que Juan dos Mortos se diferencia. É engraçado, embora não totalmente inesperado, ver o governo cubano acusar os zumbis de serem dissidentes políticos tentando desestabilizar o regime com auxílio dos americanos. E o slogan da empresa de Juan: “Nós matamos seus entes queridos”

Com orçamento baixo, esta coprodução cubano-espanhola mostra que é possível realizar bons filmes até em contextos pouco favoráveis, exibindo uma história minimamente interessante, um bom elenco, ótima fotografia (de Carlos Gusi). Vamos esperar agora por um filme de super-herói à moda cubana.

Por Gilson Carvalho

Nota 7,5
.

Ficha Técnica

Juan dos Mortos (Juan de los Mertos) - 92 min. Cuba/Espanha - 2013
Direção: Alejandro Brugués
Roteiro: Alejandro Brugués
Elenco:  Alexis Diaz de Villegas, Jorge Molina, Andros Perugorría, Andrea Duro, Jazz Vilá, Blanca Rosa Blanco, Elsa Camp.

Estreia 21/06



Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top