1

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Augustine"
O complexo relacionamento entre psiquiatra e paciente no final do século 19 é o tema deste drama francês, escrito e dirigido por Alice Winocour. Em Augustine, seu primeiro longa, a diretora demonstra personalidade e ousadia, criando um filme instigante, sombrio às vezes, mas bastante interessante.

Baseado numa história real, mostra os esforços do médico e pesquisador Jean-Martin Charcot (Vincent Lindon) para curar a jovem Augustine (Soko), empregada doméstica em uma casa burguesa, que tem um espetacular ataque enquanto servia o jantar e é prontamente internada em um hospital para tratamento de “histeria”, diagnóstico padrão que as mulheres recebiam naquela época.  

"Augustine" lança olhar contemporâneo sobre opressão sofrida pela mulher


Poster do filme "Augustine"
Além do apelo do tema, já explorado em produções recentes como Um Método Perigoso, de David Cronenberg e Histeria, de Tanya Wexler, o interesse vem do fato de que Charcot foi um dos pioneiros nos estudos neurológicos, tendo sido inclusive professor de Freud, pai da psicanálise.

Para Charcot, o caso representa a possibilidade de alcançar ainda mais fama, prestígio e consequentemente mais financiamento para suas pesquisas. Com o tempo, porém, ele vai se envolvendo com a paciente e se questiona algumas vezes. Augustine a princípio uma vítima de um problema sem explicação aparente, também muda seu comportamento quando percebe o poder que exerce sobre aquele homem e sua equipe médica.  

As interpretações dos protagonistas é o ponto alto do filme.  O contraste entre o austero e profissional Charcot e a jovem e inocente Augustine é posto em evidência. Ainda que respeite fatos históricos e até recorra a alguns clichês na encenação, principalmente na cenografia e fotografia, Winocour lança um olhar contemporâneo sobre a questão, mostrando a opressão sofrida pela mulher ao longo da história.  

Por Gilson Carvalho

Nota 7,5

                                                                                             
Ficha Técnica
                                      
Augustine – 101 min.
França – 2013 Direção: Alice Winocour
Roteiro: Alice Winocour
Elenco: Soko, Vincent Lindon, Ange Ruzé, Chiara Mastroianni, Grégoire Colin, Lise Lamétrie, Olivier Rabourdin, Sophie Cattani, Stéphan Wojtowicz


Estreia 28/06


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top