1

Compartilhe este conteúdo |



Cena do filme "Além da Escuridão - Star Trek"

Quando J. J. Abrams decidiu filmar Star Trek em 2009, criou-se uma enorme expectativa. Um dos mais populares seriados de TV a partir dos anos 60, não havia encontrado uma expressão perfeita nos dez filmes produzidos de 1979 a 2002. A aposta do cultuado diretor, criador de Lost, um dos mais marcantes acontecimentos da TV nos últimos anos, mostrou-se acertada, e Além da Escuridão confirma isso.

Com muita ação, humor e até uma pitada de romance, o longa segue acompanhando a carreira e a vida de Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto) e toda a tripulação da USS Enterprise, anos antes de aventurarem-se na missão de cinco anos pelo espaço sideral.

"Além da Escuridão" traz ação, humor, romance e efeitos visuais em doses certas 


Poster do filme "Além da Escuridão - Star Trek"
O filme começa em um planeta distante, onde Spock corre o risco de morrer em um vulcão, o que não acontece porque Kirk, violando mais uma vez as normas da Federação, resgata o companheiro, revelando a Enterprise ao povo primitivo que o habita. A desobediência vale a Kirk a destituição do cargo de capitão da nave. A ameaça do temível Khan (Benedict Kumberbach) devolve Kirk a seu posto e ele e sua tripulação partem para combater o malfeitor. 

Se no filme anterior o peso de construir personagens icônicos como Kirk e Spock talvez tivesse sido demasiado para Pine e Quinto, desta vez eles estão completamente à vontade, criando-os à sua maneira, embora sempre evoquem os intérpretes originais, William Shatner e Leonardo Nimoy, respectivamente. Outros atores têm chance de brilhar, como Zoe Saldana e sua geniosa Uhura, Simon Pegg, no papel do engraçado Scotty, Jimmy Cho representando o firme e leal Sulu, entre outros.

Além da Escuridão é irrepreensível em sua concepção visual, com primorosa produção de arte, guarda-roupa, cenários e efeitos especiais, inclusive 3D. No entanto, em geral o aspecto técnico não se sobrepõe à narrativa, tornando-o apenas um espetáculo tecnológico. Pelo contrário, serve para sublinhar e enfatizar as motivações e objetivos dos personagens, contribuindo para a compreensão da história.

Cena do filme "Alem da Escuridão - Star Trek"Um dos grandes acertos foi mostrar as contradições dos dois personagens principais: o arrojado e
destemido Kirk revela um lado vulnerável, e o racional e frio Spock permite que a herança humana aflore e ele demonstra sentimentos, aumentando a ligação entre ambos e a empatia com o público. O roteiro também trouxe parte da ação para a Terra, mais especificamente Londres e San Francisco, aproximando a trama da nossa realidade. Para os trekkers e não-trekkers, a espera por uma nova missão vai parecer bem longa.


Por Gilson Carvalho

Nota 10


Ficha Técnica

Alem da Escuridão – Star Trek (Star Trek – Into Darknes) – 132 min.
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, John Cho, Anton Yelchin, Karl Urban, Simon Pegg, Benedict Cumberbach, Alice Eve, Bruce Greenwood, Peter Weller··.


Estreia 14 06


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top