0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme WalachaiO Brasil não conhece o Brasil. A frase-clichê serve perfeitamente para falar de Walachai, documentário escrito e dirigido pela gaúcha Rejane Zilles, que retrata uma pequena comunidade de descendentes de alemães no interior do Rio Grande do Sul que por muito tempo viveu entre dois mundos.

Os habitantes de Walachai (pronuncia-se Valarrai) passaram mais de cem anos falando apenas alemão, até que no período da Segunda Guerra Mundial, o Presidente Getúlio Vargas baixou um decreto proibindo as colônias estrangeiras de falar outro idioma que não o português. Como resultado, a comunidade se fechou ainda mais, com medo de sofrer represálias por falar sua língua materna. Além disso, todas as crianças passaram a estudar português da noite para o dia, causando uma enorme dificuldade.  

Um dado curioso é que o dialeto que eles usam já não é falado na Alemanha e eles pouco sabem do país de origem. E, embora se identifiquem como brasileiros até hoje se ressentem da forma como a proibição afetou a comunidade. O filme fala ainda dos costumes trazidos do país de origem que a comunidade tenta preservar e como conviver com o mundo urbano e super-conectado sem perder suas características.  

"Walachai" significa 'lugar longíquo, perdido no tempo'


Poster do filme Walachai
Radicada há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, Zilles empreende uma viagem afetiva de retorno ao seu lugar de origem, já que nasceu e viveu até os nove anos no pequeno distrito que pertence ao município de Morro Reuter, a apenas 70 quilômetros de Porto Alegre.

Simples tanto do ponto de vista técnico quando do narrativo, aprsentando depoimentos e o dia-a-dia dos habitantes, Walachai atinge o objetivo de revelar parte desconhecida da cultura do Brasil. Um destaque é a trilha sonora, que inclui Bach e Vivaldi, além de composições de Felipe Radicetti..

O documentário soma-se assim ao livro escrito à mão pelo professor e agricultor Benno Wendling, e ao curta inspirado por esse registro, também dirigido por Rejane Zilles chamado O Livro de Walachai, que por sua vez deu origem ao longa

Por Gilson Carvalho

Nota 7






Ficha Técnica

Walachai 83 min.
Direção: Rejane Zilles
Estreia 24/05

Roteiro: Rejane Zilles


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top