0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "O Brasil Deu Certo. E Agora?"
O Brasil deu certo. E agora? é um documentário idealizado por Maílson da Nóbrega, ministro da fazenda (1987-1990) do governo de José Sarney (1985-1990), e dirigido pela jornalista Louise Sottomaior, que está estreando no cinema. Através de entrevistas com três ex-presidentes da República, doze ex-ministros de Estado, sete ex-presidentes do Banco Central, um professor de história econômica e especialistas em finanças, a história da economia brasileira é relatada com o intuito de refletir sobre o presente e o futuro do país, além de discutir o que é dar certo. O ex-presidente Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e o atual ministro Guido Mantega se recusaram a participar do filme.

O ex-ministro Maílson da Nóbrega é a figura central do documentário que, didaticamente, começa a contar a história da economia brasileira partindo do Brasil colônia e chegando aos dias de hoje. Sua linguagem é simples e acessível ao grande público, fugindo explicitamente do economês. O ex-ministro é o responsável pela condução da linha narrativa e aparece praticamente durante todo o filme.

"O Brasil deu certo. E agora?" utiliza uma linguagem didática e acessível 


O documentário foi montado em cima de entrevistas e artes gráficas. Durante as falações, surgem gráficos e tabelas no canto do quadro, além de algumas brincadeiras com os gestos dos entrevistados, que contribuem para esclarecer o que está sendo dito. Com um corte bastante ágil, a história vai sendo contada aos pedacinhos através de 25 relatos picotados. O longa exibe uma visão panorâmica da economia sob o ponto de vista do poder. A maioria dos entrevistados teve alguma ingerência na escolha dos caminhos percorridos pela nação brasileira.

O Brasil deu certo... apresenta um mosaico de decisões e planos econômicos objetivando chegar à conclusão de que o Brasil deu certo.  Mas qual foi o impacto desses atos na vida do povo brasileiro? Será que para o povo, o Brasil também deu certo? No documentário, o povo não tem voz, permanece em silêncio. O filme tem um olhar parcial sobre as questões abordadas, exibindo apenas o discurso do poder e deixando em evidência sua função como peça de propaganda do neoliberalismo.

Por Lena Mendes

Nota 6


Ficha Técnica

O Brasil deu certo. E agora? - 70 min.
Brasil - 2013
Direção: Louise Sottomayor

Estreia 03/05


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top