0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Eu e Você"Um adolescente problemático, avesso ao contato humano, com características quase de um portador de transtorno obsessivo-compulsivo. Assim poderia ser descrito Lorenzo, personagem interpretado por Jacopo Olmo Antinori em Eu e você, mais novo filme do diretor italiano Bernardo Bertolucci, responsável por obras aclamadas como Ùltimo Tango em Paris, O Pequeno Buda e Beleza Roubada, entre outras. No entanto, a descrição acima seria muito superficial. Na verdade, o garoto quer descobrir quem é e qual seu lugar no mundo. Para isso, conta com a ajuda involuntária de Olivia (Tea Falco), sua meia-irmã, com tem uma convivência forçada, mas que no final se revela proveitosa. 


Um adolescente busca seu lugar no mundo em “Eu e Você


Lorenzo diz a seus pais que vai viajar para esquiar em uma excursão escolar, mas ao invés disso, passa uma semana enfurnado no porão do prédio onde mora. Introvertido, pensativo, ele só quer se isolar de todos. A única pessoa com quem se sente bem é a avô, que costuma visitar no hospital.  Fascinado por animais, os observa e adota alguns de seus comportamentos; como o de um tatu-bola preso em uma gaiola, que anda de um lado para outro, sem nenhuma razão aparente.
A inesperada invasão de Olívia, uma jovem viciada em drogas, o traz de volta à realidade e o faz refletir sobre certos valores. Aos poucos os dois vão se aproximando e descobrindo pontos em comum, fazendo com que Lorenzo reavalie e aceite melhor sua própria existência.

Poster do filme "Eu e você"A inesperada invasão de seu universo por Olívia, uma jovem viciada em drogas, o traz de volta à realidade e o faz refletir sobre certos valores. Aos poucos os dois vão se aproximando e descobrindo pontos em comum, fazendo com que Lorenzo reavalie e aceite melhor sua própria existência.

Produção modesta e sem grandes ambições, Eu e Você não se parece com outras de Bertolucci, que alterna superproduções como O Último Imperador e O Céu Que Nos Protege com filmes que pretendem colocar a sociedade sob uma lente de aumento, como em La Luna e o Os Sonhadores. Talvez devido às limitações do próprio roteiro, escrito por Niccoló Ammanit a partir de romance de sua própria autoria.

 No entanto, é bem realizado, com uma bela fotografia e boas interpretações dos dois protagonistas. Pouco para uma espera de quase uma década, já que o último longa de ficção do veterano diretor, justamente Os Sonhadores, foi lançada em 2003

Por Gilson Carvalho

Nota 6,5


Ficha Técnica

Eu e Você (Io e Te) – 103 min.
Itália – 2012
Direção> Bernardo Betolucci
Roteiro: Niccoló Ammaniti
Elenco: Jacopo Olmo Antinori, Teo Falco, Sonia Bergamasco, Veronica Lazar, Tommaso Ragno, Pippo Delbono.



Estreia 19/04


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top