0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Rânia"A produção nacional Rânia, ganhadora do prêmio Première Brasil “Novos Rumos” na edição de 2012 do Festival de Cinema do Rio, chega às salas de cinema do Brasil em circuito limitado no dia 22 de Março. Dentre as capitais onde o filme poderá ser visto estão Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Essa última foi usada como “palco” para as filmagens pela diretora Roberta Marques, que tem em Rânia seu primeiro longa-metragem de ficção. Além do prêmio recebido no Festival do Rio, o filme foi selecionado para o Festival de Rotterdam, no ano passado.


"Rânia" narra o sonho de uma jovem humilde que ser bailarina


Rânia (Graziela Felix) é uma menina de origem humilde que vive em uma favela de Fortaleza. Ela estuda em um colégio municipal, ajuda a mãe nos a fazeres domésticos e ainda trabalha em uma barraca no Mucuripe. Porém seu sonho é se tornar uma bailarina, e com uma ajuda de sua melhor amiga Zizi (Nataly Rocha), ela começa a dançar em uma casa noturna, e eventualmente (dá-se a entender) faz programas na própria boate.

Poster do filme "Rânia"Após conhecer a professora de dança e coreógrafa Estela (Mariana Lima), Rânia vê uma oportunidade de escapar de sua realidade e seguir seu sonho. E fica dividida entre o trabalho na boate e os treinos com Estela, com quem consegue uma vaga na companhia. A partir daí cabe a menina tentar fazer seu sonho acontecer. 
O drama é bem contado, com momentos de narração da própria protagonista e com um elenco principal de quase desconhecidos, com exceção de Mariana Lima. Porém há sequências de coreografias durante o filme que, em boa parte das vezes, são pouco exploradas. Os planos fechados não permitem o telespectador admirar a protagonista dançando apropriadamente. Isso deveria ter sido explorado melhor, uma vez que é o que almeja a protagonista para a vida. 
Entretanto o tema do filme não é a dança, mas sim a vida difícil de uma jovem que pensa em mover o mundo para ter sua chance na companhia de dança de Estela. 

Por José Leonardo Tadaiesky
Nota 5



Ficha Técnica

Rânia – 85 min.
Brasil - 2011
Direção: Roberta Marques
Roteiro: Luisa Marques, Roberta Marques
Elenco: Graziela Felix, Mariana Lima, Nataly Rocha, Demick Rocha, Rob Das, Paulo José, Ângela Moura, Kennedy Saldanha, Renan Pereira, Dora Iório, Paulo Victor Clareano
Estreia 15 03


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top