0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Pietá"

Pietá, drama escrito e dirigido pelo coreano Kim Ki-duk, não é um filme fácil de assistir, mas ao mesmo tempo fascinante. Mostra uma face pouco conhecida da vida urbana na capital da Coréia do Sul a pobreza e a criminalidade que atingem um dos países que mais crescem no mundo e que virou modelo para muitos.  O longa foi premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza e colocou ainda mais em evidência o cinema sul-coreano.

"Pietá" expõe os males do capitalismo no mundo desenvolvido 


Uma das razões para o êxito de Pietá é o fato de as questões abordadas poderem ser facilmente observadas em outras sociedades, já que falam da condição humana, que inclui crueldade, solidão e os efeitos do dinheiro (ou a falta dele) sobre as pessoas. Além disso, parte da relação atávica entre mãe e filho para falar de vingança.

Poster do filme "Pietá"Kang-do (Lee Jung-jin) é um homem solitário e brutal, que vive de cobrar dívidas de pessoas humildes. Impondo juros exorbitantes, obriga os devedores a fazerem seguros de vida e, caso não consigam pagar o que devem, causa-lhes um acidente para que possam receber o seguro. Tudo mudo, porém, quando uma mulher desconhecida (Min Soo-Jo) começa a segui-lo, alegando ser sua mãe. Inicialmente resistente, aos poucos Kang-do  vai cedendo à presença e cuidados daquela mulher, mudando completamente sua personalidade e tornando-se incapaz de realizar seu trabalho. 

Há diversas sequências em que a violência causa repulsa, porém sempre dentro de um contexto que a justifica. Há uma forte carga melodramática, a começar da imagem da Pietá, tomada emprestada da célebre escultura de Michelangelo. Essa mãe abnegada, que aceita qualquer tipo de agressão em troca do perdão do filho que havia abandonado, é emblemática. 

Kim Ki-duk  é provavelmente o nome mais conhecido do cinema sul-coreano, que nos últimos anos tem ganhado visibilidade em diversas partes do planeta. Sem filmar há cerca de quatro anos antes de Pietá, tornou-se o primeiro cineasta do seu país a vencer em Veneza. Outros prêmios certamente virão. 


Por Gilson Carvalho

Nota 8



Ficha Técnica

Pietá – 104 min.
Coréia do Sul - 2012
Diretor: Kim Ki-duk
Roteiro: Kim Ki-duk
Elenco: Lee Jung-jin, Jo Min-su, Eujin Kang,  Jeong-jin Lee, Jin Yong-Ok

Estreia 15/03



Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top