0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "As Sessões"Um homem de quase 40 anos paralisado do pescoço para baixo decide perder a virgindade. Essa é a incomum situação de Mark O’Brien, personagem principal do filme As Sessões, estrelado por John Hawkes e Helen Hunt.

Baseado em uma história real,
As Sessões narra os últimos anos de vida de Mark O’Brien (Hawkes), escritor e jornalista norte-americano que contrai poliomielite na infância. Com suas faculdades mentais intactas e uma grande força de vontade, se forma em Inglês na Universidade de Berkeley, na Califórnia, na década de 1980..


Apesar de completamente dependente de outras pessoas e até de uma máquina que ele chama de “pulmão de ferro”, O’Brian tem uma atitude positiva diante da vida. Quando decide fazer sexo pela primeira vez, contrata uma terapeuta sexual, Cheryl Cohen-Greene (Helen Hunt), que com muito tato e profissionalismo o ajuda a realizar seu desejo.

As Sessões” não dramatiza a condição do personagem principal


Poster do filme "As Sessões"Filmes sobre deficientes físicos sempre atraem a simpatia geral. As Sessões, no entanto, tem um elemento nem sempre presente em produções desse tipo: bom humor. Isso, e a excelente interpretação de John Hawkes, tornam essa produção bastante interessante.

Com uma narrativa quase toda linear e poucas situações, o longa se concentra nos sentimentos do personagem principal. Sem dramatizar demais a condição de O'Brien,  imprime um tom terno e levemente melancólico, suavizado pelas piadas. Essa abordagem é provavelmente resultado do fato de o próprio diretor e roteirista Ben Lewin também ter contraído pólio.

O grande destaque é mesmo a interpretação de Hawkes que, apenas com o rosto, principalmente os olhos e a voz, consegue transmitir toda sorte de emoção. Helen Hunt, correta em sua atuação, encara sem problemas cenas de nudez frontal e sexo.  William H. Macy, que faz um padre, e todo o elenco secundário também contribuem para um filme emocionante.

Por Gilson Carvalho
Nota 8


Ficha Técnica

As Sessões  (The Sessions) – 95 min.
EUA – 2012
Direção: Bem Lewin
Roteiro: Bem Lewin, baseado em artigo de Mark O’Brian
Elenco:  John Hawkes, Helen Hunt,  William H. Macy, Moon Bloodgood, Annika Marks, Adam Arkin, W. Earl Brown.



Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top