0



Cena do filme "César Deve Morrer"Com roteiro e direção dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, César Deve Morrer dá vida à peça Júlio César, de William Shakespeare. O filme teve grande sucesso de público, sendo o representante da Itália para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Isso não é para menos, o longa surpreende ao trazer à cena verdadeiros criminosos encenando um crime histórico que é a trama da morte do imperador romano. Como resultado, os diretores conseguem montar uma versão singular e artisticamente valiosa da tragédia, transformando, por meio da arte teatral, as dependências do presídio sem o auxílio de praticamente nenhum recurso cênico além do exercício dos atores.

"César Deve Morrer": o teatro pela visão do cinema


Poster do filme "César Deve Morrer"Ao acompanhar os ensaios dos detentos do presídio de segurança máxima Rebibbia, em Roma, os irmãos Taviani conseguem fazer principalmente duas coisas: expor a relação dos homens com a tragédia de Shakespeare e apresentar uma encenação emocionante e reflexiva de Júlio César. Embora os conflitos pessoais e reflexões dos detentos impulsionados pela tragédia sejam mostrados no filme, o segundo aspecto, a encenação, é predominante. Vemos o poder do teatro de absorver os atores e a peça tomar forma mesmo sem o auxílio de cenários ou figurinos.

Através do desempenho de Salvatore Striano (Bruto), Cosimo Rega (Cássio), Giovanni Arcuri (César), Antonio Frasca (Marco Antônio) e dos outros presidiários, sentimos a tensão da tragédia percorrer e transformar cada canto daprisão e cada um dos presidiários. Deixamos de ver na tela Salvatore, Cosimo, Giovanni e Frasca para ver Bruto, Cássio, César e Marco Antônio.

César Deve Morrer faz com que cinema e teatro dialoguem e o resultado vai além da cobertura do ensaio de uma peça ou do impacto desta arte na vida de presidiários.

Por Angela Gomes

Nota: 9


Ficha Técnica

César Deve Morrer (Cesare Deve Morire) - 76 min.
Itália - 2012
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Roteiro: Paolo e Vittorio Taviani, baseado em William Shakespeare
Elenco: Salvatore StrianoCosimo RegaGiovanni ArcuriAntonio Frasca, Juan Dario Bonetti, Vincenzo Gallo

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top