0

Compartilhe este conteúdo |


.
Cena do filme "Jorge Mautner - O Filho do Holocausto"
Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, um documentário com direção de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, narra os passos do escritor e músico Jorge Mautner, de sua infância, no Rio de Janeiro,  à carreira musical, que ultrapassou os limites do Brasil.  O filme traz amigos de infância e de carreira com depoimentos,  como Caetano Veloso e Gilberto Gil, além da filha de Mautner, Amora, e registros de voz de sua falecida esposa, Ruth.

Documentário intercala depoimentos
de amigos e parceiros com números musicais


O leitor, ao se deparar com essa descrição, provavelmente pensará que
Jorge Mautner não passa de um documentário de formato tradicional. Mas o filme passa longe do convencional. Além de vermos e ouvirmos fatos da vida de Mautner, intercalados às falas, temos apresentações musicais de canções de sua própria autoria, o que acrescenta ao filme um ritmo diferente, mais fluido, menos cansativo e divertido, e dá oportunidade ao público de admirar algumas de suas obras. A narração, feita pelo próprio protagonista, sentado a uma poltrona lendo um livro (o livro de sua vida) é rebuscada e poética.



Poster do filme "Jorge Mautner - O Filho do Holocausto"Mautner nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Seus pais, austríacos judeus, fugiram para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. A mãe de Mautner já o esperava. Sua infância foi vivida no Rio, sua juventude, em São Paulo. O documentário cobre todos os aspectos da vida do artista, inclusive a sua criação não convencional e, claro, sua incursão pelo tropicalismo. Caetano Veloso e Gilberto Gil contribuem com suas memórias e falas e se apresentam ao lado do amigo em algumas canções.

Aliás, a música tem um grande foco no filme, uma vez que a maior parte da jornada de Jorge foi voltada para a carreira musical. O documentário nos proporciona um pequeno show durante seu desenvolvimento na tela do cinema. Outros destaques são o excelente trabalho de direção de arte, que traz cenários coloridos e interessantes, que em momentos nos lembram o interior de uma casa e em outros, ambientes ao ar livre. 

Jorge Mautner – O Filho do Holocausto é uma bela homenagem à vida e obra desse homem chamado Jorge Mautner.

Por José Leonardo Tadaiesky

Nota: 8,0


Ficha Técnica

Jorge Mautner – O Filho do Holocausto – 93 min.
Brasil – 2012
Direção: Pedro Bial, Heitor D’Alincourt

Estreia 01/02



Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top