0

Compartilhe este conteúdo |


Cen do filme "Caverna dos Sonhos Esquecidos"Caverna dos Sonhos Esquecidos, documentário em 3D de Werner Herzog, leva o espectador para uma excursão encantada no interior da Caverna de Chauvet, no sul da França, que contém centenas das mais antigas pinturas rupestres já encontradas (algumas com mais de trinta mil anos) e restos de animais há milênios intocados pelos seres humanos. Os desenhos, que representam cerca de 13 espécies, sendo alguns bastante detalhistas e elaborados para o período, são mostrados com a devida reverência, seguidos por depoimentos de cientistas que vão além das declarações de especialistas.


"Caverna dos Sonhos Esquecidos" tem aura mágica 


Preservada da presença de seres vivos por milênios, os processos naturais atuaram de duas formas: transformaram a paisagem interna e conservaram os traços dos desenhos como se tivessem sido pintados na véspera. É difícil dizer se a técnica da terceira dimensão contribui para aumentar a realidade das imagens e transferir o espectador para o interior da caverna e da esplendorosa paisagem nas suas imediações. Dadas as limitações técnicas, é ainda mais subjetivo falar sobre fotografias tridimensionais. De qualquer forma, o resultado parece levar a algumas distorções no espaço. Sendo assim, temos muitas vezes uma sensação de sonho, em função do espaço distorcido que se forma em alguns momentos.

Poster do filme "Caverna dos Sonhos Esquecidos"Um outro elemento em Caverna dos Sonhos Esquecidos que contribui para criar uma aura mágica e onírica é a música (ou pelo menos há uma tentativa nesse sentido). A trilha musical foi muito bem escolhida e Herzog também trabalha com momentos de silêncio. Além disso, o diretor faz questionamentos não apenas sobre os métodos científicos aplicados pelos cientistas, mas também suas impressões sensíveis e seus pontos de vista pessoais sobre a caverna e a condição humana.

Enfim, Caverna dos Sonhos Esquecidos é um documentário que contém informações científicas e também apresenta um posicionamento espiritual, fazendo com que esses dois aspectos da condição humana dialoguem em cena.



Por Angela Gomes

Nota: 8.0


Ficha Técnica

Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams) - 90 min.
França, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha - 2010
Diretor: Werner Herzog
Roteiro: Werner Herzog

Estreia: 25/01


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top