0



Cena do filme "Além das Montanhas"
O drama Além das Montanhas, uma co-produção entre Bélgica, França e Romênia, é um dos nove filmes pré-selecionados para uma indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro. Dirigido por Cristian Mungiu (4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias) e estrelado por Cosmina Stratan e Cristina Flutur, o longa-metragem tem estreia marcada para o dia 11 de Janeiro nos cinemas brasileiros.

Baseado em uma história real, o filme tem como tema principal o fanatismo religioso. Alina (Cristina Flutur) volta da Alemanha para a cidade onde cresceu para reencontrar sua amiga Voichita (Cosmina Stratan) e tentar trazê-la para a Alemanha consigo. Voichita, porém, é uma freira e não tem intenção nem vontade de deixar a vida de sacerdócio. Durante a narrativa fica-se claro que as duas tiveram mais que uma relação de amizade no passado. Alina, inconformada com o comportamento de Voichita no convento, sofre um colapso e vai parar no hospital, onde é diagnosticada com uma doença séria, mas não revelada.

Voichita convence o padre a aceita-la de volta no convento para que pudesse descansar e melhorar a saúde. Porém Alina não torna nada fácil a vida para as freiras com seus ataques que tornam-se constantes, a ponto de todos acharem que ela está possuída pelo demônio.
O fanatismo religioso se encontra nas superstições e nos sinais que as freiras encontram por toda parte, e o pecado é sempre a resposta encontrada para os sintomas de Alina, que nunca se confessava ou frequentava a igreja.
Poster do filme "Além das Montanhas"
Além das Montanhas foi exibido no Festival de Cannes de 2012, competindo na mostra principal, mas perdeu a Palma de Ouro para outro filme também semifinalista à categoria de Filme Estrangeiro do Oscar, o austríaco Amour, de Michael Haneke. Todavia, o longa não ficou para trás e arrebatou o prêmio de melhor atriz para suas protagonistas Cosmina Stratan e Cristina Flutur, além do prêmio de melhor roteiro, que ficou a cargo de Tatiana Nicolescu Bran e do diretor Cristan Mungiu.

O filme não é para qualquer um. Ele é todo falado em romeno, tem duração de 2h30min e por vezes se torna cansativo. É recomendável que o telespectador tenha um apreço por esse gênero cinematográfico, ou pelo menos força de vontade para assisti-lo, caso contrário é capaz de acha-lo enfadonho. De qualquer forma, não deixa de ser interessante.

Por José Leonardo Tadaiesky

Nota: 7,7


Ficha Técnica
Além das Montanhas (Dupa dealuri)– 150 min.
Bélgica/França/Romênia – 2012
Direção: Cristian Mungiu
Roteiro: Tatiana Nicolescu Bran, Cristian Mungiu
Elenco: Cosmina Stratan, Cristina Flutur, Valeriu Andriuta, Dana Tapalaga, Catalina Harabagiu, Gina Tandura, Ionut Ghinea, Nora Covali, Vica Agache, Dionisie Vitcu

Estreia 11/01



Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top