0

Compartilhe este conteúdo |



Raramente visto nas telas brasileiras, o ascendente cinema sul-coreano comparece neste final de ano com Hahaha. Escrito e dirigido por Sang-soo Hong, o longa rendeu o prêmio de melhor diretor na mostra Um Certain Regard, no Festival de Cannes, em 2010.
Cena do filme "Hahaha"

Hahaha pode ser interpretado como onomatopeia para risada, mas, na verdade é a repetição da palavra coreana Ha, que significa verão. Ambas interpretações fazem sentido, já que se trata de uma comédia que se passa na estação mais quente do ano.

"Hahaha" põe em evidência valores masculinos


Dois amigos se encontram para beber e conversar antes de um deles se mudar para o Canadá. Durante o papo, descobrem que ambos passaram o verão em Tongyeong, pequena e aprazível cidade portuária no litoral sul da Coréia. Lá, se apaixonam e são obrigados a tomar decisões que vão afetar suas vidas de modo definitivo.

Poster do filme "Hahaha"A narrativa é costurada a partir da alternância dos relatos de cada personagem. Entre um trecho e outro de suas respectivas aventuras, Bang Jung Sik (Yoo Joon Sang)  e Moon Kyeong (Kim Sang Kyung) tomam um gole de bebida e fazem um brinde..A aparente falta de foco que inicialmente dificulta a imersão na história se revela interessante no final porque as duas versões confluem para um desfecho comum.

O surpreendente é a constatação de que Hahaha é uma comédia romântica sobre e para homens, que têm seus sentimentos escancarados e questionados,  revelando fragilidades e inseguranças, enquanto as mulheres são fortes e decididas. Diante delas e das difíceis escolhas que a vida lhes impõe, eles são obrigados a se desarmar e se render, para que possam finalmente crescer e se tornar homens.

A abordagem leve e direta permite ao diretor brincar com o gênero comédia romântica. Um ótimo elenco, que acertadamente opta por uma representação naturalista, pouco afetada, diferente da maioria das produções orientais, garante uma identificação, a despeito das diferenças culturais. Enfim, diversão garantida e a possibilidade de aproximação com uma realidade diversa da nossa.

Nota 7 



Ficha técnica

Hahaha – 116 min.
Coréia do Sul - 2010
Direção: Sang-soo Hong
Roteiro: Sang-soo Hong
Elenco: Yeo-jeong Yoon, Sang-kyung Kim, So-ri Moon


Estreia 28/12 



Compartilhe este conteúdo |
O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top