0

Compartilhe este conteúdo |

Comédia é um gênero em alta no mercado cinematográfico brasileiro, com recordes de público sucessivos a cada ano.  A mais recente produção com essa aspiração é Os Penetras, dirigida por Andrucha Waddington (Lope) e estrelada por Marcelo AdnetMariana Ximenes e Eduardo Sterblitch, com estreia marcada para 30 de novembro.

Às vésperas do réveillon no Rio de Janeiro, Marco Polo (Marcelo Adnet), um malandro carioca que vive de pequenos golpes, sem querer salva do suicídio Beto (Eduardo Sterblitch), jovem ingênuo do interior que está tentando reatar com sua namorada Laura. Percebendo aí uma fonte de recursos, Marco Polo promete ajudar o novo melhor e excêntrico  amigo a recuperar a amada, e acaba metendo ambos em muitas confusões, entre elas, invasão de festas privadas.


"Os Penetras" se vale da beleza do Rio de Janeiro



A ideia não é nova; uma produção norte-americana de 2005, estrelada por Owen Wilson e Vince Vaughn, chamada Os Penetras Bons de Bico,  parte de uma premissa parecida. A diferença é o tempero carioca, que às vezes funciona, outras vezes não. Inegável é o talento de Adnet e a beleza sofisticada de Ximenes. O fundamental, no entanto, que é a química entre os atores que interpretam os dois personagens principais - e opostos em temperamento,  Marco Polo e Beto, nem sempre acontece.

Uma opção inteligente do diretor foi escalar um elenco composto por atores jovens, como o próprio Adnet, Sterblitch e Ximenes, ao lado dos veteranos Stepan NercessianLuis Gustavo,  Luis Carlos MiéleSuzana Vieira e Andréa Beltrão.  Os cenários e locações, que privilegiam a beleza cênica do Rio de Janeiro, da Zona Sul ao piscinão de Ramos, é outro trunfo.

Filme de verão, Os Penetras é, apesar de bem feito e divertido em alguns momentos, completamente esquecível, o que causa certa estranheza, já que a obra cinematográfica de Andrucha Waddington apontava, até agora, para outra direção. Sua produção anterior, Lope, é um épico milionário rodado em diversos países com elenco multinacional e milhares de figurantes e reconstituição histórica impecável. Os anteriores,  Casa de Areia (2005), Eu, tu, eles (2000), menos custosos e ambiciosos, também eram dramas densos.  Experimentação, no entanto, é saudável. Vamos esperar pelos próximos.



Nota 6


Ficha Técnica

Os Penetras – 88 min
Brasil – 2012
Direção: Andrucha Waddington
Roteiro: Andrucha Waddington e
Elenco: Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch, Mariana Ximenes, Andrea Beltrão, Stepan Nercessian, Luis Gustavo, Luiz Carlos Miéle, Susana Vieira, Babu Santana, Kate Lyra, Juliana Schalch e Gugu Madeira.





O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top