0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Histeria"Ao contar a história do surgimento do brinquedo sexual que se tornou o objeto mais usado no mundo, a plateia pode surpreender-se com a leveza com que o tema é abordado. Longe de discorrer sobre vulgaridades, Histeria é uma comédia romântica de época baseada em fatos verídicos, situada em uma Londres de 1880, quando médicos desconheciam a existência de germes e engatinhavam sobre diagnósticos psiquiátricos. Imprecisos por falta de conhecimento, submetiam mulheres com sintomas de depressão à massagem na vulva para sanar o problema.


“Histeria” conta a história romântica do vibrador


Poster do filme "HIsteria"
Respaldado pelo Dr. Robert Dalrymple (Jonathan Pryce) e pelo jovem médico Mortimer Granville (Hugh Dancy), o tratamento opera verdadeiros milagres entre as mulheres que vão insatisfeitas ao consultório; elas deliram e chegam até a cantar ópera enquanto a mão de Granville faz seu trabalho. Entretanto a insatisfação denuncia uma mazela maior, um problema crônico vigente na sociedade, despercebido ao jovem médico e mais ainda ao retrogrado Dr. Robert.

Cabe à filha mais velha do Dr. Robert, Charlotte (Maggie Gyllenhaal, de Coração Louco), mudar a mentalidade machista. À frente de seu tempo, ela já sabia que não existia a doença histeria (diagnóstico abolido somente em 1952), e sim falta de atenção e melhores tratos para com as mulheres) A personagem feminista destaca-se sendo o ponto de interseção entre a invenção do aparelho elétrico por Granville e a história romântica entre os dois.


Ineditismo e romance fazem de “Histeria” um filme afável


Com um pé no romance e o outro no nascimento do massageador elétrico portátil, o longa metragem, escrito pelos irmãos Stephen e Jonah Lisa Dyer, e dirigido por Tanya Wexler, proporciona momentos hilários. Apesar de relatar de maneira óbvia e “mastigada”, o que permite a alguns espectadores na metade do filme adivinhar o desfecho,Histeria destoa pelo ineditismo do assunto e por abordar romanticamente o advento do vibrador, objeto que faz perscrutar até o imaginário dos menos curiosos. 


Nota: 6,5


Ficha Técnica

Histeria 
(Hysteria) – 100 min
Reino Unido, Alemanha, França e Luxemburgo– 2012
Direção: Tanya Wexler
Roteiro: Stephen Dyer e Jonah Lisa Dyer
Elenco: Maggie Gyllenhaal, Hugh Dancy, Jonathan Pryce, Felicity Jones, Rupert Everett, Ashley Jensen, Sheridan Smith, Gemma Jones

Estreia: 9/11


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top