0

Compartilhe este conteúdo |



Poster do filme "Construção"


Nesta produção de Walter Salles (Na Estrada) e da atriz Patrícia Pillar, Construção traça um paralelo, sob um olhar pessoal da vida da diretora Carolina Sá, entre o presente vivido pela filha Branca e o passado de seu avô, o arquiteto e escritor Marcos de Vasconcellos durante a década de 60 no Rio de Janeiro.


"Construção": uma arquitetura singela e íntima de uma família


Arquivos de imagens gravadas em Super 8 e registros de cartas entre o pai arquiteto e a mãe, Maria, se entrelaçam com a visita de Branca, de apenas 3 anos em sua viagem ao encontro de seu meio irmão Davyson para Cuba. O documentário busca um entendimento, uma convalescênça por parte da autora perante a sua situação familiar.

Embora possua um caráter tão pessoal da autora, o documentário consegue balancear a autoanálise percorrendo sentimentos universais, como o amor e o patriotismo, intercalando-se, e embalado ao som de música cubana, o espectador é convidado a se adentrar na história íntima e singela da família. 

Construção arquiteta uma noção lar e família, atrelados um ao outro.  O documentário propõe uma reflexão de um terreno por muitas vezes arenoso; enquanto a casa possui métodos definidos, ângulos exatos para a sua edificação, ela sempre requisitará o pilar principal, o amor, que não tem planilha, garantia e precisão que possa dar certo.

Nota: 6



Ficha técnica

Construção 70 min
Brasil– 2011
Direção:  Carolina Sá
Roteiro:  Carolina Sá e Frederico Coelho


Estreia: 23 /11



Compartilhe este conteúdo |


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top