0

Compartilhe este conteúdo |

Três irmãos contrabandistas, dois romances e um xerife psicótico que se apropria de sua autoridade para beneficio próprio compõem a trama de Os Infratores. Dirigido por John Hillcoat, do pós-apocalíptico A Estrada (2009), o longa-metragem, baseado em fatos reais da família Bondurant, no contexto da lei seca norte-americana, faz mau uso da força de seu elenco em uma trama dispersa que nunca encontra o centro narrativo.




Em "Os Infratores", ótimo elenco é desperdiçado em uma trama dispersa 


Em cena, a irmandade fora-da-lei que mantém um bar de fachada para venda de destilados ao centro urbano de Chicago é composta pelo primogênito Howard (Jason Clarke,  de Confiar), veterano da primeira guerra mundial e traumatizado pelo conflito, Forrest (Tom Hardy, de Batman: O Cavalheiro das Trevas Ressurge) é o irmão do meio e líder brucutu do clã, e o caçula Jack (Shia LaBeouf, da franquia Transformers), ambicioso, quer demonstrar que é capaz de gerenciar os negócios familiares. Os dois últimos se apaixonam, respectivamente, por Maggie (Jessica Chastain, de Histórias Cruzadas ), uma ex-prostituta de Chicago e garçonete do bar dos Bondurant, e Bertha (Mia Wasikowska, de Albert Nobbs), filha do padre da cidade local. 

O recém-xerife, Charlie Rakes (Guy Pearce, de Prometheus) quer, em linguagem popular, o seu “migué” também e por isso pede uma porcentagem aos lucros dos três irmãos. Entretanto, o porta-voz da família, Forrest, recusa, instaurando um festival de pancadaria e (muita) brutalidade na pacata cidade. E quando um ataca o outro, o que se defende se recompõe para voltar com um desejo de vingança maior ainda. 

Brutalidade gratuita, mau uso dos personagens caracterizam "Os Infratores"


Os Infratores possui muitas cenas brutais gratuitas e romances que não contribuem em nada ao desenrolar da história. Em quase duas horas de exibição, o longa não consegue esmiuçar a potência de seus personagens, esparsos. Nunca se sabe quem é de fato o protagonista da trama, Jack ou Forrest. 

As raríssimas aparições do gangster renomado de Chicago, Floyd Banner (Gary Oldman, de O Espião que Sabia Demais), são mal exploradas, e inautêntico o seu envolvimento com Jack. Já a personagem Bertha, parece descontextualizada no seu figurino de capa de revista de moda, enquanto o passado de Maggie é inutilizado fazendo seu personagem ser uma alegoria. O mesmo pode ser dito de Howard, que muitas vezes parece ser um figurante dentro de um filme cujo núcleo narrativo é os três irmãos. 

Ao fim da projeção, com a lastimável cena final, excessivamente forçada e prolixa, o longa metragem baseado no livro The Wettest County In The World,  de Matt Bondurant, neto de Jack, é um desperdício de uma boa história. 


Nota: 3,5 



Ficha Técnica 

Os Infratores (Lawless) –116 min 
Estados Unidos – 2012 
Direção: John Hillcoat 
Roteiro: Nick Cave – Baseado no Romance The Wettest County In The World 
Elenco: Shia Labeouf, Tom Hardy, Jason Clarke, Guy Pearce, Jessica Chastain, Mia Wasikowska, Dane DeHaan, Chris McGarry, Gary Oldman 

Estreia: 12/10


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top