0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Frankensweenie"


Frankenweenie é o remake de um curta-metragem que o diretor Tim Burton realizou em 1984 para a Disney.  Conta a história de Victor, um menino brilhante que consegue trazer seu cão Sparky de volta à vida, depois de ele ter morrido atropelado.

Desta vez em 3D e em longa-metragem, Frankenweenie 3D é inspirado na clássica novela de terror Frankenstein de Mary Shelley, feito em stop motion e em  preto e branco, como na versão curta.  Seguindo a mesma linha da grande maioria das criações de Burton, é uma comédia de terror, recheada de referências a suas obras anteriores e ao universo em que se insere.

Frankenweenie” é uma bizarra história de amizade


Poster do filme "Frankenweenie"Victor é um menino introvertido e sem amigos. Seu sonho é ser cineasta e ele faz filmes de terror tendo seu cãozinho Sparky como protagonista. Por sugestão de seu pai, começa a jogar beisebol, causando involuntariamente a morte de seu animal de estimação,  atingido por um automóvel ao tentar pegar uma bola rebatida pelo garoto. Victor fica devastado, mas logo vê uma saída na aula de ciências: uma descarga elétrica pode fazê-lo reviver. O problema é manter o feito em segredo, o que não é muito fácil, já que ele vive em uma cidadezinha, New Holland, onde todos se conhecem.

Simples enquanto narrativa, Frankenweenie demonstra, porém, o perfeito domínio técnico do diretor americano, aclamado em todo o mundo por suas ideias e estética únicas, que o distinguem de todos os outros, inclusive aqueles que atuam no mesmo gênero. Ao mesmo tempo, elementos contidos no filme revelam as influências e fontes de inspiração de Burton. A escalação do elenco reforça essa filiação: temos, por exemplo, Martin Landau e Christopher Lee emprestando suas vozes aos personagens.

Curiosamente, Frankenweenie, o curta, foi um fracasso, já que praticamente não foi exibido e custou a Burton seu emprego na Disney, sob a alegação de que ele havia desperdiçado recursos em uma produção sombria e assustadora para crianças. Quase 30 anos depois, o longa exigiu um investimento quase quarenta vezes maior, e tanto público quanto crítica responderam bem.  Mudou a Disney ou mudaram as crianças?


Nota 9


Ficha Técnica

Frankenweenie – 87 min
EUA - 2012
Direção: Tim Burton
Roteiro: Leonard Ripps, Tim Burton 
Elenco:  Charlie Tahan, Frank Welker, Catherine O’Hara, Matin Short, Wynona Rider, Martin Landau, Christopher Lee.

Estreia 02/11



O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top