0

Compartilhe este conteúdo |


Baseado no caso verídico de um filho de uma família de classe media alta de São Paulo que optou por viver à margem da sociedade ao traficar drogas - principalmente maconha,  e à custa da exploração de mulheres e também de um menino de rua na zona chamada Boca do Lixo, o filme Boca, de Flavio Frederico, privilegia os percalços da personagem principal e traz um panorama restrito da região.


Cena do filme "Boca"

Em um roteiro irregular, “Boca” se sobrepõe pela força do personagem-título


Famoso por ser um antro de corrupção envolvendo questões sócio-políticas, durante as décadas de 50 e 60, o local dá nome à autobiografia escrita pelo próprio Rei da Boca do Lixo, que serviu de base para a produção que, no entanto, restringe-se a sua vida pessoal, a de Hiroito (Daniel de Olveira, de 400 Contra 1) , e aos personagens envolvidos por tabela na esbórnia do personagem-título. Pouco desenvolvidos, alguns desaparecendo sem dar explicação, dão sinais de um roteiro irregular.

Poster do filme "Boca"
Entretanto, o longa possui fotografia e montagem caprichadas. E o esforço do elenco é louvável diante de um argumento fraco, desde o delegado (Paulo César Pereio, de  É Proibido Fumar) que escoltava Hiroito, o seu amigo da onça (Milhem Cortaz, de Billi Pig) e a sua esposa (Hermila Guedes, de Assalto ao Banco Central), e passando pela pequena participação da meretriz, vivida por Leandra Leal (Estamos Juntos). Daniel de Oliveira dá vida a sua personagem cafetão de temperamento impetuoso com sua constante face sisuda e sustenta  o longa, que se alicerça na sua persona.

Boca é um Meu Nome Não é Johnny versão paulista, mas sem apelo popular do filme do diretor Mauro Lima (de Reis e Ratos), e que possui diálogos ralos, construídos por falas previsíveis, mas que por outro lado possuem seus méritos por relatar fidedignamente uma característica do cinema marginal, por isso, a fala parece mais ser narrada do que dita.


Nota: 5,5


Ficha Técnica

Boca 100 min
Brasil– 2010
Direção: Flavio Frederico
Roteiro: Mariana Pamplona e Flavio Frederico
Elenco: Daniel de Oliveira, Hermila Guedes, Jefferson Brasil, Milhen Cortaz, Paulo César Pereio, Leandra Leal, Maxwell Nascimento

Estreia: 26/10




Compartilhe este conteúdo |


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top