0


O cinema transmite, por meio da tela, uma história idealizada por alguém que deseja emitir pela dramatização uma mensagem. Para que a produção seja considerada de sucesso, é necessário que o receptor da mensagem consiga entender ou se identificar com o conteúdo, a expressão emocional, o enredo da produção. Dessa forma, o carnaval carioca se mostra usuário dos elementos dramáticos que deixam de ser exclusividade das telas e ganham vida na Avenida. Quem comprar entradas para o cinema ou ingressos do carnaval espera ser surpreendido e atraído pela história.   

A magia do carnaval carioca é uma encenação itinerante

 
cinema e carnaval carioca
 
Como um filme ou peça teatral, o samba do início ao fim do percurso da Avenida Marquês de Sapucaí é uma grande representação. É como se, ao acessar o evento carioca, tivéssemos a sensação irrefutável de estar imergindo em uma grande sessão de cinema onde a surpresa nos leva ao delírio, ou ainda em uma peça de teatro, na qual o improviso e a possibilidade do erro dão a porção de emoção a quem se apresenta para os milhares de olhos atentos.
 
A semelhança entre os mundos são, de fato, evidentes. Como um bom filme, a escola que vem para a Avenida do carnaval do Rio de Janeiro deve trazer consigo um enredo convincente e que prenda a atenção de quem se faz presente. É a representação da arte pela história determinada a ser exposta sem medo. Tornam-se integrados público e narrador e há, então, uma relação de cumplicidade. O drama é o link, é o que se faz notar pelo público.
 

Canto e dança: a linguagem do samba para chegar ao público

 
A expressão para ligar a história ao público interessado usa diversas formas no cinema. Entretanto, o samba lança mão de artifícios mais específicos do teatro para se fazer presente aos olhos e sentimento do público. A expressão corporal e o canto são a forma de atingir o seu público interessado e, assim, estabelecer a conexão tão importante para empolgar na Avenida e conquistar a preferência e o carinho das pessoas.



Por: Rafael Monteiro  

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top