0



Cena do filme "Polissia"Polissia é um filme que fala sobre um tema pesado, o abuso de crianças. Nesse longa acompanhamos os policiais do departamento de proteção a menores francês e sua dura rotina tratando dos casos absurdos que ocorrem diariamente. 

Contando com um grande elenco, com destaque para Joey Starr, que vive o explosivo Fred, a trama tem um tom documental, realçado pela câmera sempre na mão, observando os personagens a todo instante. Essa forma de se filmar se mostra acertada, já que ao longo do filme não temos uma história específica, e sim várias tramas, retratando a realidade de um departamento de polícia.

 "Polissia" retrata o duro dia-a-dia dos agentes de polícia


Dirigido por Maïwenn, o longa acerta ao não abordar só os casos do departamento, mas também a conturbada vida desses agentes. O público é introduzido à trama através da fotógrafa Melissa, interpretada pela própria diretora, que é incumbida de fotografar o dia-a-dia dos agentes durante ações de repressão, interrogatórios, perseguições, brigas e até durante os momentos de lazer. Sendo assim o tom documental fica implícito ao acompanhar a rotina de cada um daqueles policiais. Uma delas tem problemas conjugais, outra tem anorexia, outros que mantêm relacionamento escondido, um que não gosta nada de ser fotografado pela novata. 

Poster do filme "Polissia"
E é mesmo muito difícil não ter problemas trabalhando em uma área tão pesada, onde a todo momento temos um caso pior que o outro, como, por exemplo, o simples caso de uma mãe que não sabe que é estupro masturbar seus filhos, um de sete e outro de dois anos, e outro pior, em que um professor abusa sexualmente de seu aluno. Os oficiais são humanos e reagem como tal, como nos momentos em que uma policial se revolta ao ver um muçulmano distorcer os preceitos do Alcorão e aquele em que Fred acalma um menino que foi separado dos braços de sua mãe. 

Eles ainda sofrem com a falta de equipamentos e com o jogo político dentro da corporação. O longa ainda é beneficiado com o bom trabalho dos atores mirins, embora em aparições pontuais, justamente nos melhores momentos do filme. Polissia é duro na forma crua com que aborda o tema da pedofilia, mas deve ser conferido. O filme nos mostra o quão o trabalho desses homens e mulheres é difícil, mas extremamente necessário.

Por Bruno Medeiros

Nota: 8 


Ficha Ténica 

Polissia (Polisse) - 127 min
França - 2011
Direção: Maïwenn 
Roteiro: Maïwenn, Emmanuelle Bercot
Elenco:  Maïwenn,  Joey Starr, Marina Fois, Nicolas Duvauchelle, Emmanuelle Bercot

Estreia: 28/09 (São Paulo)


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top