1



O ano de 2011 marcou o último ano da Marquês de Sapucaí, com os antigos camarotes do carnaval, que esse ano trouxe para os amantes da folia um novo modo de fazer a festa. E justamente nesse ano de despedidas, duas escolas fizeram boas homenagens ao cinema. Foram elas Salgueiro e Unidos da Tijuca. Ambas com ótimos resultados, que justificaram os ingressos do carnaval de quem foi até o sambódromo, a Tijuca ficou em 2º e Salgueiro em 5º, mesmo perdendo pontos por tempo. 

Enredos que valorizam o cinema nacional


Unidos da Tijuca no carnaval do Rio de Janeiro

A Unidos da Tijuca, que trouxe para a avenida o enredo com nome de um grande clássico do terror nacional, “Esta noite levarei sua alma”, do cineasta Zé do Caixão, passou a exibir suas propagandas pelas ruas por meio de cartazes exatamente iguais aos de cinema e que traziam o folião para um fúnebre cenário de filme de terror, que foi bem detalhado dentro do desfile. Além do mais, quase todas as alegorias faziam menção ao brilho das telas, como o carro que recriou um dos jantares do filme Harry Potter. 

O Salgueiro também fez grande apresentação falando sobre o cinema nacional, e só não disputou mais efetivamente o campeonato porque estourou o tempo máximo do desfile. A escola, que falou especificamente do Rio de Janeiro em seu enredo “O Rio no Cinema”, recriou belas imagens do filme Rio, e trouxe uma tela imponente que mostrava cenas do mega sucesso “Tropa de Elite 2”, que está entre os grandes sucessos do nosso cinema. 

Esperança de novos tempos no carnaval


O carnaval é a expressão popular mais intensa do Rio de Janeiro e, certamente, as homenagens feitas ao cinema brasileiro são uma comprovação de todo sucesso que as novas produções brasileiras estão fazendo. Para o carnaval 2013 não há nenhum tema sobre as grandes telas nacionais, mas a esperança é que, na nova Marquês de Sapucaí, haja nova homenagem ao um bom momento do cinema nacional.




Por: Rafael Monteiro 

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top