0


Marcelo Laffitte, Igor Cotrim e Simone Spoladore foram os grandes vencedores do Prêmio ACIE, pelo filme "Elvis e Madonna". Foto: Renzo Gostoli
Elvis e Madonna foi o grande vencedor do 9º Festival de Cinema da Associação de Correspondentes da Imprensa Estrangeira (ACIE), com quatro prêmios: melhor filme pelo júri popular, diretor (Marcelo Laffitte), ator (Igor Cotrim) e atriz (Simone Spoladore). Outros destaques foram O Palhaço, de Selton Mello, e Lixo Extraordinário, de João Jardim, com dois prêmios cada. Foram homenageados ainda o diretor Fernando Meirelles, pelo conjunto da obra, e a Rio Filme, pelo seu vigésimo aniversário.

A premiação aconteceu no último dia 7 de maio, no CCBB do Rio de Janeiro, onde no dia 17 de abril havia sido lançado o festival, com a pré-estreia de Corações Sujos, de Vicente Amorim. Por uma semana, foram exibidos 20 longas brasileiros selecionados pela comissão composta por nove jornalistas estrangeiros. Eles também indicaram as quatro produções que concorreram em cada categoria. Uma novidade este ano foi a categoria Blockbuster Brasil, em que concorreram apenas os filmes que atraíram mais de um milhão de espectadores aos cinemas. O vencedor foi O Palhaço.

Marcelo Laffitte falou da dificuldade de se fazer cinema no Brasil, elogiou a equipe e comparou a premiação a seu filme a um time de futebol que aplica uma goleada no adversário. Ao receber seu prêmio, Fernando Meirelles declarou não se sentir merecedor por ter realizado apenas dois longas no Brasil. Envolto numa polêmica por ter anunciado no Cine PE 2012 que não voltaria a filmar no país em função da fraca bilheteria de Xingu, do qual é produtor, prometeu realizar um longa brasileiro nos próximos dois ou três anos. Pediu ainda a Selton Mello a fórmula para fazer um blockbuster. Sergio Sá Leitão, presidente da Rio Filme, anunciou investimentos de R$ 31 milhões em 2012.




Confira a lista completa dos vencedores do 9º Festival de Cinema da Associação de Correspondentes da Imprensa Estrangeira (ACIE):


Melhor filme: O Palhaço
Melhor filme pelo júri popular: Elvis e Madonna
Blockbuster Brasil: O Palhaço
Melhor diretor: Marcelo Laffitte (Elvis e Madonna)
Melhor ator: Igor Cotrim (Elvis e Madonna)
Melhor atriz: Simone Spoladore (Elvis e Madonna)
Melhor roteiro: Claudia Mattos (360)
Melhor fotografia: Duda Miranda (Lixo Extraordinário)
Melhor trilha sonora: Carlinhos Brown (Capitães da Areia)
Melhor documentário: Lixo Extraordinário

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top