Publicidade

Festa no Céu

38º Festival Sesc Melhores Filmes 2012

7 de abril de 2012



Filme O Palhaço é destaque do 38º Festival Sesc Melhores Filmes 2012
Nesta última quarta (4 de abril), aconteceu em São Paulo a 38ª edição de um veterano Festival, que ocorre anualmente no Sesc desde 1974, e o Cinema na Rede não poderia deixar de conferir. A cerimônia de abertura e premiação dos melhores filmes de 2011 foi realizada no Cine Sesc, mas a programação se estende para mais 16 cidades do estado: Araraquara, Ilha Solteira, Campinas, Catanduva, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano, Diadema, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

A mestre de cerimônia da noite foi nada mais nada menos do que a atriz Júlia Lemmertz (de Amor?). Os convidados também não deixaram a desejar. Marcaram presença no evento personalidades como os atores Selton Mello, Paulo José, Caio Blat e Karine Teles, além de produtores, fotógrafos, diretores e roteiristas.

Dentre as categorias premiadas, concorreram: melhor fotografia, documentário, roteiro, atriz, ator, filme e diretor de produções nacionais; e também: melhor diretor, filme, atriz e ator de produções estrangeiras. O documentarista, diretor e cineasta Eduardo Coutinho não pôde comparecer ao evento, mas gravou um lindo depoimento de agradecimento à indicação pela crítica de melhor documentário com As Canções, que venceu nesta categoria.

Os vencedores receberam dois troféus, sendo um devido à votação de uma reunião de 75 críticos de cinema, e o outro por votação popular realizada pela internet, de janeiro a fevereiro de 2012, na qual os usuários podiam eleger seus longas preferidos e torcer muito para que fossem escolhidos. Ao todo foram mais de 51 mil votos computados.

O destaque da noite ficou com o filme O Palhaço, dirigido e protagonizado pelo brilhante Selton Mello, que levou para casa 6 prêmios – pela crítica: melhor filme, melhor diretor e melhor fotografia; e pelo público: melhor diretor, melhor ator e melhor fotografia, também.

Confira a lista dos vencedores da premiação:


Votação da Crítica


Júlia Lemmertz apresenta o 38º Festival Sesc Melhores Filmes 2012

Categoria Nacional


Melhor Filme de Ficção: O Palhaço (de Selton Mello)
Melhor Documentário: As Canções (de Eduardo Coutinho)
Melhor Diretor: Selton Mello (O Palhaço)
Melhor Ator: Caio Blat (Bróder)
Melhor Atriz: Karine Teles (Riscado)
Melhor Roteiro: Trabalhar Cansa (Marco Dutra e Juliana Rojas)
Melhor Fotografia: O Palhaço (Adrian Teijido)

Categoria Estrangeira


Melhor Filme: Melancolia (de Lars Von Trier)
Melhor Diretor: Terrence Malick (A Árvore da Vida)
Melhor Ator: Christian Bale (O Vencedor)
Melhor Atriz: Kirsten Dunst (Melancolia)

Votação do Público


Categoria Nacional


Melhor Filme de Ficção: Capitães da Areia (de Cecília Amado e Guy Gonçalves)
Melhor Documentário: Bahêa Minha Vida (de Marcio Cavalcante)
Melhor Diretor: Selton Mello (O Palhaço)
Melhor Ator: Paulo José (O Palhaço)
Melhor Atriz: Deborah Secco (Bruna Surfistinha)
Melhor Roteiro: O Filme dos Espíritos (André Marouço)
Melhor Fotografia: O Palhaço (Adrian Teijido)

Categoria Estrangeira


Melhor Filme: A Pele que Habito (de Pedro Almodóvar)
Melhor Diretor: Pedro Almodóvar (A Pele que Habito)
Melhor Ator: Antonio Banderas (A Pele que Habito)
Melhor Atriz: Natalie Portman (Cisne Negro)

Programação do 38º Festival Sesc Melhores Filmes


Para os cinéfilos de plantão, ou para quem não teve a oportunidade de conferir algumas destas películas que foram exibidas em 2011, esta é uma chance imperdível de assistí-las em uma tela de cinema. No período de 4 a 26 de abril, nos Sesc’s participantes, estarão em cartaz 42 títulos de filmes que foram aclamados pelos espectadores e críticos no ano anterior, sendo 26 estrangeiros e 16 brasileiros. E como não podia deixar de ser, essa programação é para a família toda, pois são diversos gêneros de filmes, incluindo 4 produções infantis, que serão exibidas na Sessão Cine Clubinho. Além disso, pessoas com deficiência visual e/ou auditiva também podem compartilhar da incrível experiência de ir ao cinema, graças à tecnologia de autodescrição e legendas especiais, que o Sesc proporciona em todos os filmes da grade. Para saber mais sobre a programação, acesse sescsp.org.br.



Por: Alessandra Caires

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cinema na Rede | by TNB ©2010 | O conteúdo deste site está protegido sob licença Creative Commons | Marketing Digital: Fizzy