0
A Guerra Está Declarada é uma comédia dramática que parte da clássica história de Shakespeare, Romeu e Julieta, para falar de uma tragédia que atinge uma família. O filme abriu a Semana da Crítica do Festival de Cannes 2011 e foi escolhido pela França para representar o país na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro 2012.

De comédia a tragédia


Roméo (Jérémie Elkaïm) e Juliette (Valérie Donzelli) se conhecem numa festa e se apaixonam à primeira vista. Ela brinca com a coincidência e pergunta se um destino trágico os aguarda. Eles vão viver juntos e têm um filho. A história de amor perfeita se converte em uma tragédia com a descoberta de que o menino, Adam, tem uma deficiência. O problema acaba se revelando pior do que parecia: ele tem um tumor maligno no cérebro.

A possibilidade da perda do filho os faz embarcar numa luta sem fim pela sua salvação. O evento serve inclusive para aproximar ainda mais a família: os avós, tios e amigos fazem tudo para ajudá-los. No centro do furacão, Roméo e Juliette tentam manter a lucidez e entender o que está acontecendo e, principalmente, encontrar uma saída.

Drama familiar na vida real


A inspiração para o filme é doméstica: Donzelli e Elkaïm formam um casal na vida real e têm um filho em situação parecida à narrada em A Guerra Está Declarada. Donzelli faz um tour de force ao escrever (ao lado de Elkaïm), dirigir e protagonizar a produção. O clima familiar transparece e é favorável ao resultado final. A trilha sonora bastante interessante e os diálogos bem escritos são outros pontos fortes.

A história, que poderia ser triste e depressiva, é cheia de nuances, chegando a ser divertida às vezes. A mensagem que fica (e, embora pareça óbvia, sempre deve ser lembrada) é que toda luta só acaba quando chega ao fim, e que o amor, a solidariedade e a esperança sempre valem à pena. E é também uma bela e justa homenagem aos profissionais de saúde que se dedicam a lutar ao lado dos pacientes e famílias.

Por: Gilson Carvalho
Nota: 8



Ficha técnica

A Guerra Está Declarada (La Guerre Est Declarée) – 100 min
França – 2011
Direção: Valérie Donzelli 
Roteiro: Valérie Donzelli, Jérémie Elkaïm 
Elenco: Valérie Donzelli, Jérémie Elkaïm, César Desseix, Gabriel Elkaïm 

Estreia: 6 de janeiro

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top