41
Dirigido por Victor Lopes, a comédia brasileira As Aventuras de Agamenon estreia neste verão com a presença de figuras ilustres. Com roteiro de Marcelo Madureira e Hubert, criadores do personagem, e participações especialíssimas, como do biógrafo Ruy Castro, da atriz Fernanda Montenegro e do repórter e apresentador Pedro Bial. Algumas outras peças fundamentais da literatura brasileira também dão as caras por lá: é o caso do também humorista Jô Soares e do escritor Paulo Coelho. Os roteiristas também marcam presença no filme, interpretando seus próprios personagens, assim como o humorista Marcelo Adnet, que vive um Agamenon mais jovem e menos viril. 

Morando num Dodge Dart 76, enferrujado, eternamente estacionado na porta da redação do jornal O Globo, ele é o autor das mais conturbadas histórias já publicadas no Segundo Caderno. Nem sempre verdades, nem sempre mentiras, mas jamais sem o indefectível tom levemente ácido de seu humor. Agamenon já fez piada com tudo, ou melhor, já cobriu de tudo, em sua longa carreira como jornalista. E mesmo que você seja mais novo ou adepto do jornalismo digital, já deve ter lido, num domingo qualquer, a página dedicada ao repórter. 


As Aventuras de Agamenon prima pela produção, mas não é lá muito original nas piadas


Como acontece com qualquer filme de humor que se dedique a parodiar a vida real, em algum momento o roteiro perde o rumo. A adaptação de um formato de televisão para a telona nem sempre é feita com sucesso, e o mesmo acontece com este filme: ele ficou longo demais, e as piadas começam a provocar cada vez menos risadas à medida que o fim se aproxima. Ainda assim, não dá vontade de sair do cinema, menos pela vontade de se conhecer o fim da história e mais pela esperança de que a próxima sátira vai nos desmantelar de rir. Infelizmente isso não acontece. 

A produção, no entanto, é esmerada. Coordenada por Flávio Tambellini (que também assina A Falta que nos Move, Cazuza, O Homem do Ano e Carandiru, entre outros), promove uma ambientação completa no universo Agamenon. Desde o Dodge Dart até as brincadeiras visuais com cenas históricas e o naufágio do Titanic. Se as piadas não são para todos, o visual do filme é para ser apreciado junto com sua trilha sonora deliciosamente brasileira. 


Compre sua pipoca, o refrigerante de sua preferência e sorria, meu bem!


Não posso dizer aqui que é um filme para ser visto com a família, mas se você tem filhos adolescentes, eles certamente vão se identificar ou sair do cinema sentindo uma estranha necessidade de estudar mais história. Embora não seja isento das tradicionais pitadas sexuais em que todo bom humorístico nacional investe, o sexo está bem dosado e o palavreado é sutil o suficiente para não afetar os ouvidos mais sensíveis.

Nota: 7


Ficha Técnica 

As Aventuras de Agamenon, o Repórter – 74 min 
Brasil – 2011
Direção: Victor Lopes
Roteiro: Marcelo Madureira, Hubert
Elenco: Hubert, Marcelo Madureira, Marcelo Adnet, Luana Piovani, Pedro Bial, Ruy Castro, Guilhermina Guinle, Luiz Carlos Miele, Alcione Mazzeo, Dayse Lucide, Claudio Tovar, Paulo Coelho, Susana Vieira, Fernando Henrique Cardoso, Caetano Veloso, Nelson Motta, Jô Soares
Narração: Fernanda Montenegro

Estreia: 06 de janeiro

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

  1. "as cenas de sexo estão bem dosadas??" tá de brincadeira! esse filme é um lixo e me troux euma imensa sensação de vergonha alheia do começo ao fim

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de valorizar o cinema brasileiro, mas ontem ao assistir este Filme, se é que podemos chamar de filme, posso dizer que tive uma enorme decepção. Impressonante o silêncio que fazia na sala do cinema e a apelação para arrancar risadas do público com cenas sem graça. Piadas que apenas o Sr. Marcelo Madureira e Sr. Hubert acham engraçado. Respeito total aos atores mas a grana gasta para realizar um projeto desses, com certeza daria para fazer algo de melhor qualidade. Não recomendo o filme a nínquem, me arrependi em gastar meu tempo e R$23,00 no Shop. Eldorado para assistir ISSO !!!

    ResponderExcluir
  3. O pior filme que assisti na minha vida... e olha que sou fanático por filmes ! Tenho a certeza de que todos os profissionais que participaram da produção devem estar envergonhados desse trabalho. Um verdadeiro cata-níquel de verbas públicas.

    ResponderExcluir
  4. Que crítica é essa? .. Metade da sala levantou e foi embora antes do final do filme. Decadência total!!

    ResponderExcluir
  5. decepção! tenho muita simpatia pelo Adnet, mas se ele entrar em outro "projeto" desses vai se queimar de vez. Me admira personalidades como Fernanda Montenegro, o ex-presidente FHC, e outros entrarem nessa.

    ResponderExcluir
  6. Um desrespeito baixo à História humana, ao gênero feminino, ao bolso do contribuinte e ao intelecto do brasileiro. Foi a pior experiência da minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Com os primeiros 5- 10 minde filme ja fica aquela sensação de que o filme, durante varios depoimentos de famosos sobre a grandeza de Agamenon (e aquela sensação de que parece que o filme não começa..), já fica o sentimento de arrependimentos por ter gasto dinheiro na produção.
    Primeira vez que fui ao cinema em que quase metade dos espectadores saiu da sala com 30 min de filme.Essa produção gastou um dinheirão trazendo depoimentos de personalidades brasileiras ( FHC, Jô Soares, Caetano Veloso, Paulo Coelho) levando atores famosos, com narração do filme por Fernanda Montenegro! Tudo isso para sair um dos maiores lixos do cinema nacional. Piadas previsíveis, infantis, escatológicas, algumas de mal gosto e sem graça (sobre a morte da Princesa Diana, morte de john kennedy, 11 de setembro...). Humor ao estilo Casseta e Planeta (ou pior). Não lembro de ter visto filme nacional pior em minha vida.. Não acredito que ao verem o formato final do filme, antes da publicação, protagonistas como Adnet ( que só deve ter aceitado o filme por conta do cache) acharam que era uma boa comédia. Saí do cinema com um misto de decepção e vergonha alheia.

    ResponderExcluir
  8. Este filme é tão ruim, que lamento meu dinheiro e tempo perdido. É lamentável que humoristas se de ao trabalho de gastar tempo e dinheiro para produzir essa....... Exatamente por isso estou me dirigindo ao Procon para saber informação a respeito de propaganda enganosa; pois hoje fui assistir ao filme “AS AVENTURAS DE AGAMENON”, e me senti totalmente enganado, pois a propaganda que era feita na televisão a respeito do filme indicava ser um bom filme. Apresentava o bonequinho aplaudindo de pé em cima de uma cadeira. Isto é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  9. As piadas do Casseta e Planeta já estavam repetitivas e previsíveis.Mas nada é tão ruim que não possa piorar.Sou fã do Adnet,mas acho melhor ele selecionar seus trabelhos de maneira mais crítica,senão ele vai se queimar!Será que é tão difícil assim fazer uma piada sem baixar o nível ou apelar?

    ResponderExcluir
  10. Com o perdão da palavra Stefano, tenho que discordar totalmente com a sua crítica. Tá certo, você tentou olhar o 'lado bom' da coisa, mas convenhamos que esse filme é simplesmente uma lástima. As doses de sexo não estavam dosadas, uma vez que praticamente todos os nomes tinham duplo sentido, a cena da "suruba" durou bem mais do que eu gostaria (estando sentada ao lado dos meus pais) e aquela cena em que há uma sombra de um ato sexual foi simplesmente grotesca. O filme apelou demais com piadas velhas e sem graça nenhuma e a zoofilia também veio somar o mal gosto. Pobre Fernanda Montenegro, que diante de seu inquestionável talento, teve seu nome citado nesse show de horrores.

    ResponderExcluir
  11. fui assistir com meus amigos,não recomendo pra ninguém. a sala já estava vazia e foram levantando pessoas durante o filme inteiro. ficou praticamente só 7 pessoas na sala. filme apelativo,com desrespeito a muitas pessoas e a muitas coisas que fazem parte da história da humanidade.

    ResponderExcluir
  12. As produções nacionais precisam amadurecer.

    ResponderExcluir
  13. filme podre e apelativo... Marcelo Adnet um lixo... tinha que ser coisa daqueles retardados do casseta e planeta...

    ResponderExcluir
  14. Pessoal do Casseta por favor parem de fazer humor!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Pior filme q eu ja vi na minha vida!

    ResponderExcluir
  16. NÃO VI MAS É HORRÍVEL!!!! KKKKK

    ResponderExcluir
  17. Eu não assisto um filme desses nem que me paguem, coitado de quem assistiu.

    ResponderExcluir
  18. Digo, verdadeiramente, que em termos de filmes o Brasil tem muito mais para mostrar e divulgar que está porcaria que assisti hoje.Sou fã do cinema nacional e sou sempre a primeira a defender o talento e a criatividade dos nossos artistas. No entanto, diante de "Agamenon, O Reporter" não tenho o que falar além do sentimento de vergonha, insatisfação, arrependimento e pena pelas pessoas que saíram de suas casas procurando diversão. Acredito que antes de se fazer um filme deveria ser obrigatório avaliar se valerá a pena para o também para o público. Acredito ainda mais que os brasileiros ha anos estão se tornando mais críticos, mais intelectuais e famintos de cultura da verdade, de qualidade. Sou brasileira e a cultura do meu país não se baseia em sexo ou piadas de baixo nível. Trabalho é trabalho, eu sei, mas me admira artistas renomados e pessoas cultas participarem deste filme. O trabalho de vocês e o talento de vocês vale mais. Isso foi uma prostituição. Por pensar assim nunca perco um filme do Selton Mello: ele não pões o nome dele em qualquer coisa. Ainda bem que temos o Selton!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Puta que pariu.. lendo os comentários.. acho que vou correr desse filme...

    ResponderExcluir
  20. Lamentável! Já que outro dia eu estava elogiando como havia melhorado os filmes nacionais. Ao ver esse filme, vi que estava equivocada. Em outras palavras, o filme é um lixo.

    ResponderExcluir
  21. Saudades de Paulo Francis!
    Ele sim era um jornalista de respeito, pena que muitos de hoje não tivarem a oportunidade de vê-lo.
    E se estivesse vivo faria sua critica à este filme, a tradicional frase dele: "Não Ví e Não Gostei!"

    ResponderExcluir
  22. Não sei como alguém tem coragem de dar nota 7 para este filme!!!!

    ResponderExcluir
  23. Pelo visto, esse filme só vai servir pros casais de namorados que estão afim de algo mais quente no escuro do cinema...sala vazia e tals...boa pedida hehe

    ResponderExcluir
  24. Tive a sensação de ter assistido aproximadamente uma hora e meia de caceta e planeta.

    ResponderExcluir
  25. NAO VOU PELOS COMENTS

    ResponderExcluir
  26. Passei todo o filme esperando a parte engraçada. O filme acabou e ela não chegou. Lamentável.

    ResponderExcluir
  27. Se arrependimento matasse! aff... Nunca vi um filme de comedia tão sem graça! Eu não ri nenhuma vez durante o filme inteirooo! Não acredito que gastei meu dinheiro nisso!

    ResponderExcluir
  28. Ainda bem que usei vale-entrada que ganhei. Mas mesmo assim me arrependi de não ter escolhido outro filme. Podia ter esperado pra ver na globo na metade do ano e ter visto só os 30 primeiros min (só ri da parte do titanic)... Muito apelativo. Mas ainda melhor que zorra total. :D

    ResponderExcluir
  29. só consegui ficar o tempo suficiente para comer a pipoca, depois nao tinha mais nada pra fazer na sala do cinema, o "filme" é uma porcaria, pelo menos eu só paguei a metade do ongresso!

    ResponderExcluir
  30. Não vou assistir nem quando tiver passando na tela quente...só pelo trailler já dá pra imaginar a porcaria que é...

    ResponderExcluir
  31. Foi o pior filme que assisti na vida. Espero que não venha a assistir um pior que este senão eu infarto na sala do cinema

    ResponderExcluir
  32. Pessimo filme, nao gostei, acho que o casseta e planeta querems destruir a imagem do Marcelo Adnet, colocaram ele nesse filme somente para destruir a imagem desse excelente comediante. na sessão que eu assisti metade do publico saiu antes da metade do filme. nao gostei

    ResponderExcluir
  33. Filme fraco, sem graça....o cinema só sorriu no momento do funk e foi bem moderado. Era mais risadas para acabar com o sentimento de ser enganado e disfarçar o descontentamento. Pena, achei que eu iria me divertir.
    Será que não aprendemos que a globo, Casseta e PLaneta e Bial não possuem conteúdo?

    ResponderExcluir
  34. Realmente uma COMÉDIA de tão ruim, na nossa sala tinham em torno de 50 pessoas e 10 sairam na metade... Eu só não levantei porque sou brasileiro e não desisto nunca, fiquei na esperança de pelo menos UMA ÚNICA RISADA que jamais chegou! FILME VERGONHOSO!

    ResponderExcluir
  35. o filme é péssimo. lamento pelo meu dinheiro e pelo tempo perdido.

    ResponderExcluir
  36. Vergonha nacional assistir um filme como esse, sem contéudo,sem criatividade, isso é porque se tratando de grandes profissionais,e expondo pessoas de respeito como: o santo papa, madre teresa e outros mais... Só pode esta chamando o povo brasileiro de burro,sem cultura apresentando um filme de baixo nível como esse.
    Isso é uma grande vergonha para o cinema brasileiro.

    ResponderExcluir
  37. IMPRESSIONANTE, como conseguirarm detonar com a boa maré de filmes nacionais que estao surgindo. E´exatamente um Casseta e Planeta... coisa ultrapassada... o trailler me enganou direitinho... uma droga...

    ResponderExcluir
  38. Nunca havia visto um filme em que as pessoas (todas) permaneceram em silencio todo o tempo. Dava a impressão que todos estavam com vergonha de fazer qualquer comentário.

    ResponderExcluir
  39. Um velho ditado: se arrependimento matasse, estaria mortinha da silva. Este não foi só pior filme que já assisti, mas o mais ridiculo, que acaba pondo em cheque todos os créditos que o cinema brasileiro havia recebido até o momento.
    Há muito tempo que os cineastas brasileiro com muita garra e superações vem conseguindo quebrar o tabu de que filmes brasileiros não tem histórias criativas e roteiros, isto ficou provado em alguns filmes, tais como Se eu fosse você; O palhaço,e até o besteirol Cilada.com, mas As Aventuras de Agamenon, trouxe novamente a insegurança de comprar um igresso para assistir um filme brasileiro.
    As piadas são bem ao estilo do humor arcáico do graças a Deus extinto Casseta e Planeta, as cenas de sexos são muito densas, e a sensação de tempo e dinheiro perdido ficará em sua cabeça pelo meno por uma semana.
    Quando chegou aos 15 20 minutos de filme, a sala estava quase que deserta em plena sexta-feira no horário das 20:00 hrs, um dos mais concorridos.
    Um desastre total.

    ResponderExcluir
  40. O povo Brasileiro merece assistir a tudo isso mesmo.Durante 510 anos fomos os bobos da corte, os ignorantes, os idiotas manipulaveis e agora queremos nos libertar?Nao, nao , nao que venha mais filmes como esta porcaria, que venha mais programas de tv como este, que venha mais "cultura basielira" como esta...E uma coisa a de resalvar, nem na Etiopia, esse filme faria alguem dar uma risada.E viva os americanos, russos, franceses, latinos e asiaticos.Pois se dependessemos dessas porcarias, estariamos ais burros e ignorantes do que ja estamos( e isso nao exclui classe sociais, pq pelo jeito, ate diplomados sao taxados de idiotas por essa midia de m. que e a brasileira.

    ResponderExcluir
  41. Não é exagero dizer que essa foi a pior produção cinematográfica de todos os tempos. Depois disso, fiquei sem vontade de ir ao cinema por um mês. É traumatizante. Cenas de sexo muito apelativas, humor desgastado, roteiro praticamente inexistente, produção barata. Vai ser difícil fazer um filme pior que Agamenon.

    ResponderExcluir

 
Top