55

Um grupo de amigos de São Paulo, jovens de classe média alta, é convidado para uma festa VIP em Ilhabela, no litoral paulista. Mas a festa tinha um detalhe diferente. Junto com cada convite, os amigos receberam uma câmera digital que ligava e desligava sozinha e de forma aleatória. A ideia explicada no convite era a seguinte: todos os convidados deveriam usar as câmeras como um colar durante a festa, e elas seriam encarregadas de registrar os melhores momentos do evento, provavelmente pegando alguns flagras. Só que durante a festa os amigos acabam se afastando da casa na ilha, se perdem no mato, e nunca mais são encontrados. O mesmo não acontece com suas câmeras, que são encontradas pela polícia. Depois de anos sob sigilo, o conteúdo das câmeras finalmente é revelado no filme.

Essa é a sinopse de Desaparecidos, o primeiro filme de ficção de David Schurmann. David é um dos filhos dos Schurmann, uma conhecida família de velejadores brasileiros, e dirigiu o documentário O Mundo Em Duas Voltas, em que seus pais dão a volta ao mundo seguindo a rota de Fernão de Magalhães, o primeiro homem a realizar o feito. O diretor estreia no universo da ficção em um gênero de difícil realização - apesar de muitas vezes marginalizado - e muito pouco explorado no Brasil, o cinema de terror.

Além do gênero de terror, o filme se insere em uma categoria que em inglês é conhecida como mockumentary (pseudodocumentário), que nada mais é do que um filme de ficção que usa a linguagem documental para simular uma história real. O principal recurso usado para gerar o efeito de realidade é o uso de câmeras amadoras, às vezes câmeras de segurança, geralmente empunhadas pelas mãos dos próprios protagonistas. Exemplos da fusão de mockumentary e terror são comuns no cinema americano, como no recente Atividade Paranormal, e no inovador A Bruxa de Blair, de 1999.

É impossível não notar a semelhança de Desaparecidos com A Bruxa de Blair, não só pelo estilo mockumentary, mas pelo próprio tipo de situação vivida pelos personagens. De fato, são muito parecidos. Mas, de qualquer forma, 12 anos depois, a maioria dos adolescentes de hoje não assistiu ao filme norte-americano, e o fato de se tratar de um filme nacional por si só já é uma diferença crucial para nós. Um grupo de jovens americanos acampando em uma floresta fria não consegue gerar a mesma identificação com o publico brasileiro que os jovens de classe média alta de Desaparecidos, que nos lembram pessoas que conhecemos pessoalmente, e estão perdidas em um tipo de floresta que não nos é estranho.

O filme também traz duas características que o diferenciam dos sucessos de terror mockumentary: o uso do humor e a presença de belas garotas, sempre passando por situações de perigo. Dois elementos raros nesse estilo específico de filme, mas comum nos filmes de terror dos anos 80, como em A Hora do Espanto, que acaba de receber um remake bastante divertido.

Parte da divulgação de Desaparecidos envolveu a criação de perfis falsos dos personagens em redes sociais, além da divulgação da festa em Ilhabela como um evento real no Facebook antes que o filme fosse oficialmente divulgado. Até mesmo correntes de e-mail para ajudar a encontrar os desaparecidos chegaram a ser criadas, o que dá um toque a mais de realidade ao pseudodocumentário. O filme é diversão garantida para o público jovem no começo das férias, e não faz feio na principal característica de um filme de terror: a capacidade de gerar medo.

Por: Lucas Siqueira Cesar 


Desaparecidos, O Filme - 73 min
Brasil - 2011
Direção: David Schurmann 
Roteiro: Rafael Blecher, David Schurmann 
Elenco: Adriana Veraldi, André Madrini, Charlene Chagas, Fernanda Peviani, Natália Vidall, Pedro Urizzi, Francisco Carvalho 

Estreia: 9 de Dezembro

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

  1. Eu não gostei muito do filme.
    Tem momentos ótimos, que realmente deixam um ar de suspense, mas
    na realidade, particularmente, não sou muito fã desse estilo de filmagem.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito interresante quando assisti a bruxa de blair pela primeira vez, e ainda acho um dos melhores filmes do genero, a versão brasileira pode até divertir, mas falta aquele tino que so os americanos tem para esse tipo de filme, quem sabe um filme histórico caia bem melhor para nos brasileiros, obg.

    ResponderExcluir
  3. assisti esse filme ontem com meu amigo, a sala estava meia-cheia, quase dormimos e no final veio um "monstro" editado, ao que parece, no Paint. O trailler mostra as exatas cenas de suspense (nao chegando ao terror). Na minha opnião esse filme merece ganhar um premio de maior comedia brasileira.

    ResponderExcluir
  4. ÓTIMO, PARABÉNS AO DIRETOR, VAMOS ACABAR DE VEZ COM O TERROR BREGA QUE O ZÉ DO CAIXÃO FEZ O FAVOR DE ETERNIZAR AQUELA COISA RIDICULA COMO O TERROR BRASILEIRO. TANTA HISTORIA QUE PODERIAM USAR PARA FAZER UM BOM FILME DE TERROR BRASILEIRO E ATÉ O MOMENTO NÃO APROVEITARAM, ESPERO QUE ESTE FILME SEJA UM TRAMPOLIM PARA O GENERO NO BRASIL! MAIS UMA VEZ PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  5. vou ver esse filme amanha tomara que seja bom né

    ResponderExcluir
  6. UM DOS PIORES FILMES QUE EU JÁ ASSISTI!!! Quando vi o trailer, fiquei super empolgada e fiz questão de ir ao cinema. Quando o filme terminou fiquei com aquela sensação de "e...? Cadê o final do filme?". Isso sem contar o excesso de palavras de baixo calão e cenas de nudez completamente desnecessárias. E depois ainda se pergunta porque o cinema brasileiro não é levado a sério.

    ResponderExcluir
  7. Porcaria de filme... Péssimooooooooooo!!! Esqueceu do principal: O ROTEIRO... O filme termina sem nexo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao monta um filme e divulga.....

      Excluir
  8. Esse filme aê lembra mesmo o estilo mockumentary de "A Bruxa de Blair"! Só tem um detalhe! Em "A Bruxa de Blair" os jovens estavam a dias perdidos na floresta, cansados de andar o dia todo, não comer nada e ainda eram aterrorizados todas as noites por vozes e objetos que eram deixados perto deles como se fosse uma ameaça!
    Nesse filme aê eles ficaram quanto tempo no mato? Uma hora? E já foi o suficiente para começar a falar com a câmera fazendo o testamento para quem encontrasse eles mortos aheuehaueheu!!! Sem contar que eles conseguiram se perder num mato que uma lateral toda dele é a praia! Filme muito comédia!!!

    ResponderExcluir
  9. filme besta! só dava pra ver mato! o cinema brasileiro deixa a desejar quando NÃO se trata de favela,sertão, e palavrão. :X

    ResponderExcluir
  10. filme sensacional melhor filme da minha vida assistem

    ResponderExcluir
  11. Só um idiota msm para não entender o final desse filme e eu fui um ¬¬ .

    ResponderExcluir
  12. sinceramente se foi inspirado em fatos reais e divulgado só agora pela policia por que nao entao usar as imagens e videos verdadeiros para assim podermos ver e realmente tirar nossas conclusoes o que passaram esses jovens !!!

    ResponderExcluir
  13. por que os filmes brasileiros falam tantas palavras obcenas? Eles não sabem diser outras não, e poriso que os filmes brasileiros são uma droga isso sem contar a produsão dos filmes! Pensen nisso produtores vcs não tem dolar pra envestir não eventa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo... brasileiro xinga! FATO!
      Ainda mais passando por situaçoes assim!

      Excluir
  14. ai gente........... o filme nao é tao bom, mas por ser um dos pioneiros esta otimo......e outra, filme americano fala muito mais palavroes, eu fico mais chocado é com a burrice de vcs postarem coisas idiotas aqui , fala serio

    ResponderExcluir
  15. O filme é bom, os brasileiros é que acostumaram com filmes americanos. boa iniciativa.

    ResponderExcluir
  16. queria saber se e verdade mesmo?se sumiu jovens em ilhabela e porque não mostraram as verdadeiras imagens?os verdadeiros desaparecidos cade as fotos deles?acho que deve ser mentira porque se tivesse alguem desaparecido agente via na tv!

    ResponderExcluir
  17. PUTA QUE PARIU, PIOR FILME NACIONAL QUE EU JA ASSISTI!!!
    OBS: A LOIRA É CHATA PRA CARAIIIIOO!!!
    TAVA TORCENDO PRA ELA MORRER LOGO!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa como estes comentários são todos desnecessários. Como é baseado em historia real ele tem q retratar a caracteristica de cada personagem. Falar mal é facil pra quem não trabalhou 14 meses no projeto!

    ResponderExcluir
  19. Que filme horivel como tem coragem de dizer que isto e filme de terror pura idiotice

    ResponderExcluir
  20. Este filme é uma simulação,não ocorreram estes desaparecimentos,uma criação de todos os elementos para a filmagem,usando as redes sociais.Poderiam ter feito um filme bem melhor nota 6.

    ResponderExcluir
  21. Vai afastar os turistas, já não vou mais pescar lá.

    ResponderExcluir
  22. PIOR FILME QUE EU JA VI ! os filmes nacionais sao uma PORCARIA ! perdi tempo assistindo.

    ResponderExcluir
  23. Euu gosstei do Filme Mtoo Boum!! Parabeens!!

    ResponderExcluir
  24. Este filme é muito bom..parabéns

    ResponderExcluir
  25. Sou muito medrosa e esse filme conseguiu me deixar apavorada.... Odiei mais gostei...kkkkk

    ResponderExcluir
  26. pior filme que eu já vi...
    tem uma de morena de blusa verde, é bem no final, ela chora desesperadamente e não sai uma lágrima.

    ResponderExcluir
  27. Pelo trailer parece ser 'o filme', mas é uma porcaria...fora q so da pra ver mato, kkkkkkkkkkk...nada com nada;

    ResponderExcluir
  28. nunca tinha visto um filme de terror brasileiro, acho bom eles começarem a investir mesmo, há várias boas lendas urbanas aqui no brasil q podem servir de base pra produzir filmes de terror, como a da loira do banheiro e da bruxa de ferro

    ResponderExcluir
  29. O filme é ruim mesmo, mas criticar pq os caras falam palavrão? Se perde na floresta à noite e vê se vc n fala palavrão.

    ResponderExcluir
  30. Achei engraçado muitos comentarios que o filme brasileiro deixa a desejar pelo fato de falarem muito palavrões... Essas pessoa nao devem saber falar ingles, pois nos filmes americanos, eles falam mtas palavras obscenas a mais popular ``fuck`` que todos sabemos que é Foda! A diferença é que qndo traduzem ou dublam, eles usam palavras menos grosseiras, mas na real eles estão sim falando palavreados grotescos!
    Quanto ao filme Desaparecidos, na nota de 1 aa 10 eu daria 8, claro, não devemos comparar a um filme americano ainda... mas estão chegando lá, Parabéns!

    ResponderExcluir
  31. O pior filme que já vi até hoje....

    ResponderExcluir
  32. A pior desgraça que já tive o desprazer de ver em todos os meus anos de vida. Escuro, sem sentido, mau feito.
    O filme é uma fusão de A Bruxa de Blair com Rec, até o final é igualzinho ao REC (ou Quarentena, na versão americana). Com a diferença de ser horrivel.

    Quero saber o nome do produtor/diretor disso aí pq eu quero de volta minha hora e meia de vida que gastei vendo isso.

    ResponderExcluir
  33. Não foi o melhor filme que eu vi, mas já é um começo. Realmente aparece muito mato, é muito grito, os choros irritam bastante, é só organizar e melhorar mais que dá certo, a gente tem que dar força para o que é nosso.

    ResponderExcluir
  34. Galera, perdoem... Mas o filme é EXTREMAMENTE PÉSSIMO... Sinceramente, o terror passou longe. Quero de volta o meu tempo perdido, se não devolverem vou processar... danos morais E danos materiais (minha televisão gritou: SOCOOORRO, DESAPEGA COISA RUIM)!!!

    ResponderExcluir
  35. Na vera, que peste de filme é esse, hein?? Minha ignorância não aceita de jeito nenhum!!!

    ResponderExcluir
  36. 1- É um começo para o terror brasileiro. já gostei por isto. O produtor e o diretor, podem agora, evoluir e melhorar futuros projetos.
    2 - Duro, é ouvir que filmes brasileiros tem muito palavrões. Têm mesmo. MAS ATÉ EU QUE TENHO O BÁSICO DE INGLÊS DE ESCOLA, OUÇO CLARAMENTE PALAVRAS DE BAIXÍSSIMO CALÃO EM FILMES ESTRANGEIROS, PRINCIPALMENTE AMERICANOS E DE AÇÃO!!!! FUCK YOURSELF É A MAIS INOCENTE, E A TRADUÇÃO É VÁ SE ^%%&%&%.... DAÍ, O NÍVEL DO RESTO.... OU SEJA, NADA MAIS IRRITANTE DO QUE LER CRÍTICA ÁCIDA SEM BASE PARA TAL......

    ResponderExcluir
  37. PIOR QUE MAR ABERTO.....AFFFFFFFFFFFF....UM FILME SEM FIM....CARAIOOOOO....

    ResponderExcluir
  38. horrivel o filme uma porcaria nada ver , pessimo precisa melhora muito horrivellllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  39. Aaafff! q filme ruim! O pior que já vi! Se é começo pro cinema nacional em filmes de terror, começou mal demais. Filme sem roteiro, sem sntido, as interpretações sao horríveis, só aparece mato e gritaria o tempo todo. Não é porque é nacional que precisa aplaudir uma coisa dessas.
    Quero ressaltar que gosto muito dos filmes nacionais, vou ao cinema pra vê-los, mas esse aí não tem a menor qualidade.

    ResponderExcluir
  40. Interessante os comentários que dizem que esse filme tem muito palavrão. Acho que essas pessoas nao sabem o mínimo de inglês pra perceber que os filmes americanos são recheados de palavrões. Acontece que a legenda ou a dublagem suavizam isso e esses menos informados ficam pensando que não há palavras de baixo calão. Pois os americanos falam sim, e muito!

    ResponderExcluir
  41. Este filme passou hoje e ontem no Space, e na boa, esse filme é um lixo. 20Min de ''terror amador''e os outros 110 minutos de puro lixo e palavrões. Sem falar que o serial killer só aparece em 1 seg de filme e depois que todo mundo já morreu. O principal do filme tem que ser o serial killer, não quem vai morrer. Por isso que A nightmare on elm Street e Sexta-Feira 13 são os melhores, porque os protagonista são os que matam, no caso Freddy Krueger e Jason Voorhees

    ResponderExcluir
  42. Ta ai curti o filme um dos pouco filmes brasileiros que achei interessante

    ResponderExcluir
  43. Olha,Realmente não sei Pq vcs falam assim,o filme não é ruim,é super interessante,eu aposto q eu e a maioria das pessoas q viram o filme acreditou sim em ser uma história real, (vamo combina q parece muiiiitooooo).
    Parabéns Para o Criador Pq vc Merece !!
    Vc Não Só Merece o Meu Parabéns Como o De Todas as Pessoas q Comentaram aíí.A única coisa q estrago o Filme foi o final q ficou um poko sem sentido + o filme é muiitooo boom,parabéns !
    Eu apenas parei de acreditar q era ficção qdo resolvi pesquisar aki na NET,
    Parabééns!!!

    ResponderExcluir
  44. Nao gostei deste filem, primeiro: porq fala que é real e nao é!!! e eu nao gosto de mentiras....

    ResponderExcluir
  45. Nao gostei deste filme, é pura mentira....

    ResponderExcluir
  46. Filme besta, sem pé nem cabeça, onde uma personagem doente da cabeça resolve fazer os amigos se enfiarem na mata escura, à noite, pra procurar o irmãozinho já bem grandinho que achou legal se embrenhar ali com uma qualquer. E no final todo mundo morre, yey. E parem de besteira, lógico que isso não é real. Com tantos canais sensacionalistas, acham mesmo que as "imagens" já não teriam aparecido? E o nosso "porra" é equivalente ao "fuck" dos gringos, sabem? Vejam filmes estrangeiros legendados, não dublados, antes de falar tanta merda e criticar o filme pelos motivos errados.

    ResponderExcluir
  47. Primeiro filme de terror que eu vejo no Brasil, não diria que é bom não, porque eu não gosto desse tipo de filme com essa camera toda "descontrolada" não da pra entender nada, mas eu fiquei com medo mas so porque eu so medrosaa mesmo.

    ResponderExcluir
  48. Até parece que só filme nacional tem palavrão. Povo idiota que acha q tudo q vem de fora é mehor...

    ResponderExcluir
  49. eu gostei só achei que se fosse vdd msm,eles com serteza iriam colocar no final alguma coisa que acharam na época que ocorreu o fato como os familiares falando alguma coisa por exemplo,eu acho que isso que deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  50. 55 mil reais jogados no lixo. David Schürmann teve a intenção de criar um filme assustador, no entanto o único terror é assistir essa bosta. Não põe medo nem em criancinhas. Não sei como os atores aceitaram participar dessa merda, roteiro sem sentido muito mal escrito, se é que escreveu algo. Tudo não passa de uma cópia vomitada de filmes estrangeiros. Seria mais empolgante se filmassem um corrida de tartarugas.

    ResponderExcluir
  51. cara,q bicho e aquele q aparece no final e e realmente uma historia real????

    ResponderExcluir

 
Top