0

Com uma linguagem simples e diálogos pouco profundos, o filme de Dan Rush, Pronto para Recomeçar, apresenta-se como um drama com algumas pinceladas de comédia. Fale mais comigo, seu vizinho. Quantos de nós vivem ilhados numa pequena atmosfera que se resume em pais, filhos e companheiros de trabalho? E, ainda, acredita num modelo de felicidade que se traduz em emprego fixo e um relacionamento estável? Nick (Will Ferrell, de Megamente) enfrenta problemas com o alcoolismo, e tem como consequência sua repentina demissão e abandono da sua esposa.

A partir disso a trama se desenvolve ao ritmo da necessidade do personagem em abandonar os velhos hábitos e tentar desfazer-se de uma grande quantidade de entulho, que sua mulher antes de partir deixou sobre o gramado da casa. Ao se deparar com a infinita distância que separa a sua casa com os demais da sua vizinhança, Nick começa a sua jornada em busca de uma nova maneira de ser feliz; neste processo o álcool ainda o acompanha e os objetos que ressignificam momentos particulares e marcantes em sua vida servem como guia de evolução do roteiro, “pinças”, para não deixar a atenção do espectador se perder ao longo dos 97 minutos de filme.

Nessa tarefa de tentar se desfazer do passado, entender e praticar relacionamentos fraternais, sociais e amorosos, Nick conta com dois personagem divergentes, o pequeno Kenny (Christopher C. J. Wallace), e Samantha (Rebecca Hall, de Sentimento de Culpa), a nova vizinha vinda de New York, grávida e sempre à espera do marido. Ambos participam da jornada de Nick rumo ao equilíbrio da boa convivência, e, a partir de suas experiências, tentam mudar a postura do protagonista.

Enfim, um filme leve, que discute nossas relações com os objetos materiais e a dificuldade em abandonar os velhos hábitos/vícios. A estrutura segue os padrões do cinema norte-americano (blockbuster), com pouca ousadia tanto na montagem quanto na trilha sonora, portanto esteja preparado para um momento de diversão e descontração, um filme para relembrar costumes que repetem-se diariamente e que na maioria das vezes acabam em gargalhadas quando percebemos a sua fugacidade.

Por: Robyson Vilaronga 


Pronto para Recomeçar (Everything Must Go) – 97 min 
EUA – 2010 
Direção: Dan Rush 
Roteiro: Dan Rush – Baseado no conto Why Don't You Dance, de Raymond Carver
Elenco: Will Ferrell, Rebecca Hall, Laura Dern, Christopher C.J. Wallace, Michael Peña, Rosalie Michaels, Stephen Root, Scott Takeda

Estreia: 11 de novembro

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top