0

Existem lugares nos quais basta ir uma vez na vida para se apaixonar; e Nápoles é um deles. Passione (2010), documentário dirigido por John Turturro (de Carros 2), aborda a relação entre a música e a cidade de Nápoles (Itália). A melodia neste local emana de tudo, do amor, da boca, dos pássaros, do dialeto, do ódio, do sol, do protesto social, da estrutura urbana, do mar, dos trabalhadores... enfim, tudo é música.

Neste filme, podemos conhecer um pouco mais da história da região a partir das canções tão bem exploradas pelo diretor. A união entre música e imagens do período pós II Guerra e takes atuais, nos proporciona uma verdadeira aula de história. A música, como ponto central da obra, é utilizada com maestria para embalar o interesse do espectador e apontar críticas ao desenvolvimento social, às relações humanas, aos conflitos armados, à atuação da máfia Camorra (também conhecida como Gomorra) e à pobreza.

Uma outra abordagem percebida nesta película refere-se ao Belo. A direção de fotografia esteve bastante atenta para conseguir os melhores ângulos e condições de luminosidade para transpor a beleza natural da cidade de Nápoles e da sua população bastante diversificada. Mesmo a parte mais antiga da cidade emana uma beleza contraposta às marcas do tempo, das invasões (argelina, francesa e espanhola), da Guerra... e, ainda, os diferentes estilos musicais conseguem ser trabalhados de forma harmônica durante o filme: pop rock, clássico, jazz, fado, gótico, reggae e free style.

Enfim, a vida como um vídeo clipe e a estética do belo como parte do cotidiano. Grandes cantores e grupos marcam presença nesta produção, como Massimo Ranieri, Sergio Bruni, Ângela Luce, Lina Sastri, Raiz e James Senese, caracterizando uma grande mistura que consegue viver, trabalhar e compor dentro da mesma cidade, onde a história da região e do seu povo é contada através da música, do teatro e agora também do cinema.

Por: Robyson Vilaronga


Passione (Passione) – 90 min
Itália, EUA – 2010
Direção: John Turturro
Roteiro: John Torturro, Federico Vacalebre 
Elenco: John Turturro, Max Casella, Nina Sastri

Estreia: 18 de novembro

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top