0

Do diretor e roteirista John Michael McDonagh, O Guarda apresenta os elementos que integrariam um bom filme de ação e investigação policial: tráfico de drogas, corrupção, FBI e assassinatos. No entanto, nesse caso específico, a atração principal é a comicidade que perpassa a maioria das cenas. O tom cômico do longa se reveste na figura do Sargento Garry Boyle (Brendan Gleeson, de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1) que, na base da tolerância zero, se apresenta como um típico irlandês, rude e excêntrico, sem deixar de ser verdadeiro e competente. Seu senso de humor crítico, seu pessimismo em relação à vida e até mesmo sua melancolia o tornam ao mesmo tempo detestável e adorável.

O roteiro não deixa a desejar, com destaque especial para os diálogos inusitados entre Garry e o Agente do FBI Wendell Everett (Don Cheadle), que se unem para resolver um caso relacionado ao narcotráfico internacional em uma pequena cidade da Irlanda. Inicialmente, a cena de um assassinato remete ao apelo à razão excessiva, como no conto A Morte e a Bússola, de Jorge Luis Borges. No entanto, nosso personagem acaba por “escrever certo em linhas tortas” e mesmo com seu jeito de quem pouco se importa, acaba sendo vital para a missão para a qual foi designado.

Como trama secundária, segue o percurso até a morte de sua mãe, que é importante no sentido de criar em quem assiste ao filme ainda mais empatia por Garry. E, obviamente, Brandon Gleesson com sua impecável atuação, só colabora para tal. Quem gosta de cinismo, senso de realidade e, secundariamente, de ação, não pode perder O Guarda, que é daqueles longas dignos de se decorar algumas citações e garantir o humor entre os amigos em uma mesa de bar.

Por: Joana Angélica Souza

 

O Guarda (The Guard) – 96 min 
Irlanda – 2011
Direção e Roteiro: John Michael McDonagh 
Elenco: Brendan Gleeson, Don Cheadle, Liam Cunningham, David Wilmot, Rory Keenan, Mark Strong, Fionnula Flanagan 

Estreia: 11 de novembro

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top