0

Desde que o surfe caiu nas graças da cultura pop, a partir dos anos 1950, do Havaí para a Califórnia e daí para o mundo, ele sempre foi mais do que um simples esporte. O surfe como o conhecemos sempre foi um "estilo de vida", uma cultura própria dentro da nossa grande cultura. Por isso, do esporte surgiram gêneros próprios nas mais diversas manifestações artísticas: nas artes plásticas a Surf Art; na música a Surf Music; e por aí vai, até a fotografia e, é claro, ao cinema. Os filmes de surfe, documentários ou de ficção, foram com certeza responsáveis por transformar muitos garotos em praticantes do esporte.

Outro elemento dessa cultura quase tão conhecido como o próprio surfe é o americano que por 10 vezes já recebeu o prêmio de melhor surfista do mundo, Kelly Slater. Não é de espantar que Slater esteja em dezenas de filmes de surfe, além de ter uma "versão pinguim" na animação Tá Dando Onda e seu próprio título nos games (Kelly Slater Pro Surfer). Mas, apesar de tanto destaque, podemos dizer que o astro principal de seu último filme é outro. The Ultimate Wave Tahiti é um documentário em 3D estrelado por poucos surfistas: Slater e seu amigo taitiano Raimana Van Bastolaer, além de alguns outros amigos. O surfe propriamente dito também não chega a ser um grande destaque. O que está realmente no centro de atenção do filme são o Tahiti, a maior ilha da Polinésia Francesa incrustada bem no meio do Pacífico Sul, e suas ondas bastante características (e perigosas). 

O ponto alto da obra são alguns infográficos animados que explicam a formação e o comportamento das ondas nos oceanos. As explicações vão desde como as ondas são influenciadas pelos corpos celestes, passando pela origem e formação geológica do Tahiti, e indo até a explicação física dos movimentos do mar. E o tom educativo não fica só na astronomia, geologia e física, já que o filme também explora a história do povo taitiano e como esses primeiros habitantes chegaram à ilha. The Ultimate Wave Tahiti é um filme curto, e que não deixa aquela sensação irresistível de surfar ou virar um surfista dos filmes de surfe tradicionais, mas, por outro lado, traz um conhecimento que todo surfista que se preze deve possuir, e faz isso de forma bem didática e visual. 


Compre nos EUA e receba na sua casa


The Ultimate Wave Tahiti 3D: Surfando em Ondas Gigantes – 55 min
EUA – 2010
Direção: Stephen Low 
Roteiro: Alexander Low
Com: Kelly Slater, Raimana Van Bastolaer, Kalani Miller

Estreia: 21 de outubro (lançamento exclusivo da Rede Cinemark)

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top