0

Adaptada do livro homônimo e dirigida por Mark Mylod (Quem está morto sempre aparece), a comédia romântica Qual seu número? é narrada a partir do ponto de vista de Ally Darling (Anna Faris, de Zé Colmeia: O Filme). Uma mulher moderna, independente e bonita que vive sob a pressão da busca dos ideais de casamento e felicidade impostos pela sociedade e, sobretudo, por sua mãe.

No seu esforço para se adequar ao modelo feminino concretizado na figura da irmã mais nova, Daisy Darling (Ari Graynor), que está prestes a casar, Ally se impõe um obstáculo: o número de homens com os quais já se relacionou parece ser incompatível com o padrão estabelecido socialmente e, por isso, ela decide fazer uma lista de ex-namorados para encontrar seu futuro marido. Com a ajuda de seu vizinho, Colin (Chris Evans, de Capitão América: O Primeiro Vingador), que se torna íntimo no decorrer do filme, Ally acaba descobrindo mais sobre si mesma e aprendendo que o amor só vale a pena se ela for ela mesma.

A trilha sonora está muito bem articulada à busca dos valores de Ally Darling, com destaque para Bizarre Love Triangle, do New Order, que poderia sintetizar a mensagem principal do filme. Em meio a muitos clichês, como a imposição do casamento e a futilidade do universo feminino voltado para a beleza, o roteiro se mostra previsível e o happy end apenas colabora para tal. No entanto, a cativante personagem, cuja personalidade é revelada aos poucos, muito bem interpretada por Anna Faris, garante o bom humor da trama com suas desventuras na tentativa de encontrar um ex-namorado ideal e por não se adequar à lógica da qual é vítima.

Apesar de o caráter crítico não ser essencial no gênero comédia romântica, o roteiro, que não apresenta muita variação no ritmo narrativo, poderia ter aproveitado melhor a mensagem do filme para criticar a superficialidade das relações modernas e o conservadorismo da vida de aparências, de forma mais profunda. Um filme suave e engraçado, que consegue nos tirar algumas risadas com suas referências às tecnologias modernas e com a inevitável identificação dos dilemas cotidianos vividos pela personagem principal.

Por: Joana Souza


Qual Seu Número? (What's Your Number?) – 106 min
Estados Unidos – 2011
Direção: Mark Mylod
Roteiro: Gabrielle Allan, Jennifer Crittenden
Elenco: Anna Faris, Chris Evans, Ari Graynor, Blythe Danner

Estreia: 14 de outubro


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top