0

O Porto (Le Havre), longa finlandês de Aki Kaurismäki, concorreu à Palma de Ouro de 2011, no Festival de Cannes, e levou o Fipresci Prize. No European Film Awards foi indicado a melhor filme, diretor, ator (para André Wilms) e roteiro (do próprio Kaurismäki).

Marcel Marx, um escritor boêmio de popularidade considerável, passa a viver em exílio na cidade portuária de Le Havre, no norte francês. Distante da literatura, ele agora leva uma vida mais simples, como um mero engraxate, com sua esposa Arletty (Kati Outinen, de O Ciúme Mora ao Lado), e frequentando o bar local. Porém, ele terá essa sua reles vida calma interrompida por um menino africano pobre que chega à França pelo porto de Le Havre, clandestinamente.

Filme O Porto aborda o importante tema da imigração


O personagem será obrigado a entrentar a nada fácil situação de ajudar o rapaz imigrante, enquanto sua esposa adoece e também lhe causa preocupações. O maior desafio será encontrar a solidariedade humana num contexto em que a polícia, por exemplo, é intolerante em relação a estrangeiros-imigrantes, a ponto de cada vez apertar mais o cerco para o jovem africano.

O filme beira a comédia, porém de forma sutil, com alguns tipos franceses no mínimo interessantes. O bom-humor de Marx (interpretado com competência por André Wilms) e o carisma de seu jovem e mais novo amigo representam uma amizade que nos faz refletir sobre fraternidade, isolamento e exílio, tanto de um que abandona involuntariamente seu continente, tanto de outro, literário, homem das letras, em um auto-exílio cultural, abandonando as artes e buscando, em sua vida pacata, poder servir às pessoas com maior eficácia do que com a literatura.

O tema da imigração é latente, hoje, principalmente no contexto da Europa, e, também em especial, na França. Questão importante a ser sempre debatida e discutida. Esta película nostálgica e bem-humorada, mais bela do que a vida real, é uma fábula interessante, porém o tema não deve ficar só na sala de cinema e deve atingir os outros meios; particularmente, o debate em sociedade. 

Nota: 8

Compartilhe este conteúdo |



Ficha técnica

O Porto (Le Havre) – 103 min 
Finlândia, França, Alemanha2011 
Direção e Roteiro: Aki Kaurismäki
Elenco: André Wilms, Kati Outinen, Jean-Pierre Darroussin, Blondin Miguel, Elina Salo

Estreia: 2 de março (São Paulo); 9 de março (Rio de Janeiro)

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top