0

O Céu Sobre os Ombros é um dos participantes da III Semana dos Realizadores, mostra que exibe longas, médias e curtas brasileiros, em sua maioria, inéditos em circuito comercial. O filme do diretor estreante Sérgio Borges é uma obra híbrida, que mistura ficção e documentário, organizada por uma equipe reduzida e desenvolvida por um grupo de diretores que se revezam em funções, propondo, desta maneira, um novo estilo cinematográfico. 

São apresentadas histórias que variam de densidade, de acordo com a maturidade de cada personagem, e totalmente distintas; apesar de viverem na mesma cidade, suas trajetórias não se cruzam. Segundo Sérgio Borges, O Céu Sobre os Ombros “expõe uma base social. Entender os potenciais dramáticos propostos pelos personagens, a busca humana diante das dificuldades, não denota uma condição, mas situações do cotidiano deles, independentemente do ponto de vista que podem pesar ou levedar. A ideia foi buscar pessoas interessantes, mas, ao mesmo tempo, comuns”. 

A transexual Everlyn, além de trabalhar como professora, também é prostituta. Fez mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais e não gosta de ser denominada de “profissional do sexo”. Lwei é escritor, mas atualmente não tem obras concluídas, por tentar realizá-las ao mesmo tempo; ele tenta superar, junto com a esposa, a perda do filho, ainda no período de gestação. Murari é um trabalhador empenhado, mas sua dedicação social é investida na devoção ao movimento Hare Krishna e na liderança de uma das torcidas do Clube Atlético Mineiro. Ele almeja conquistas comuns de uma vida bem sucedida.

A ficção fica por conta dos personagens e a fotografia se encarrega do estilo documental, com planos longos e reflexivos. Já o som se destaca sustentando a “potência dramática” da obra. O Céu Sobre os Ombros vem tendo ótima aceitação em festivais. Ganhou prêmios importantes na edição 2010 do Festival de Brasília, incluindo melhor filme e direção, e estreou internacionalmente em competições relevantes do cenário cinematográfico, como no Indie Lisboa e no New Horizonts, na Polônia. 


Compre nos EUA e receba na sua casa 


O Céu Sobre os Ombros – 71 min 
Brasil – 2010 
Direção: Sérgio Borges 
Roteiro: Manuela Dias, Sérgio Borges 
Elenco: Everlyn Barbin, Edjucu Moio, Murari Krishna, Grace Passô

Em cartaz na III Semana dos Realizadores (Rio de Janeiro) 
Estreia (circuito): 18 de novembro

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top