0

O francês Jean-Paul Gaultier é um estilista capaz de mudar os paradigmas da moda, vestindo saias em homens e exibindo lingeries como trajes de gala. Para além da fama de enfant terrible, ele é o criador de peças clássicas da moda contemporânea, como o espartilho cônico usado por Madonna no auge de sua carreira. Preparando-se para mais uma coleção, Gaultier relembra sua história, ilustrada por imagens de arquivo e depoimentos de nomes marcantes de sua carreira. Descobre-se assim um criador generoso, que continua abalando o mundo da moda.

Jean-Paul Gaultier vive, anda, fala e respira moda; por isso mereceu um documentário sobre sua vida criativa. O estilista, que conviveu com clássicos como Pierre Cardin e Yves Saint-Loraint, criou peças do vestuário contemporâneo mas também causou furor ao ultrapassar os limites do convencional.

Baseado inteiramente na fala do próprio estilista, Quebrando as Regras mostra um Jean-Paul acessível, alegre e vivaz. Repleto de imagens de arquivo, inclusive desenhos do Gaultier ainda criança e vídeos do seu primeiro desfile, o documentário se orienta numa construção temporal. Gaultier fala de sua infância, um pouco de sua adolescência, dos primeiros contatos com a indústria da moda e da alta costura, sempre em tom agradável, permeado por muitas imagens e entrevistas com personalidades famosas, como a modelo Carla Bruni e a atriz burlesca Dita Von Teese.

O filme é pequeno, apenas 52 minutos, mas passa tão rápido que achamos ser um curta metragem. A maneira dinâmica com que é montada a superposição de histórias e imagens, de falas e de entrevistas, é tão agradável quanto cativante, e mesmo quem nunca ouviu falar de Jean-Paul Gaultier certamente vai se interessar pela maneira como ele cresceu e se tornou quem é. E, claro, vai se surpreender ao descobrir que certamente já usou ou admirou alguma tendência inventada por ele. 


Compre nos EUA e receba na sua casa 


Jean-Paul Gaultier: Quebrando as Regras (Jean-Paul Gaultier ou Les Codes Bouleversés) – 52 min 
França – 2007 
Direção: Farida Khelfa 
Com: Jean-Paul Gaultier, Carla Bruni, Annick Cojean, Madonna, Raquel Welch, Dita Von Teese

Em cartaz no Festival do Rio 2011 

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top