0
Não é preciso ler jornais com frequência ou assistir ao noticiário diariamente para saber o quão lenta é a justiça brasileira e que muitas pessoas honestas são presas por circunstâncias questionáveis. O documentário Crime Por Crime bem que poderia ser ambientado por aqui, mas a história que apresenta a jornada de Deborah Peagler pela liberdade, após ser condenada a no mínimo 25 anos de prisão por supostamente estar envolvida no assassinato do namorado, se passa em Los Angeles e prova que há falhas judiciais nas nações mais desenvolvidas do mundo. 

Peagler sofria violência física do antigo companheiro, que também a obrigava a se prostituir, e violentava a própria filha. Vinte anos após a prisão, os advogados Joshua Safran e Nadia Costa não medem esforços para livrá-la da cadeia, tendo como obstáculo a burocracia de um sistema judiciário deficiente e corrupto. O trabalho do cineasta Yoav Potash, em seu primeiro longa-metragem, é um declarado filme-denúncia, com todos os elementos possíveis. Há uma artilharia pesada da câmera contra os desmandos institucionais. Os recursos narrativos utilizados são conhecidos: cenas de noticiários, fotos na imagem, narração em off, declarações emocionadas. Apesar do teor ostensivo, o clamor personalista de um Michael Moore não é tão evidente, com exceção a uma sequência em que o diretor tenta em vão interpelar uma procuradora, que sai sem responder. 

O excesso de dramatização, em certo ponto, compromete o filme. A situação de Deborah é dramática por si só, mas há uma tentativa do roteiro em emocionar o espectador a qualquer custo, que esbarra no artificialismo. O ostensivo close no rosto dos advogados emocionados é desnecessário, e faz certas situações parecerem uma construção dramática com um propósito que não é interessante para uma proposta estritamente realista. A emoção verdadeira, por outro lado, emana no filme, com depoimento das filhas de Deborah e o comovente abatimento físico da detenta, cujo tempo não é favorável. Crime Por Crime é uma obra importante por expor de forma dedicada e corajosa o drama de uma mulher que é vítima de uma justiça fraudulenta. 


Compre nos EUA e receba na sua casa

 

Crime por Crime (Crime After Crime) - 95 min
EUA - 2011 
Direção: Yoav Potash 
Com: Deborah Peagler, Joshua Safran, Nadia Costa 

Em Cartaz no Festival do Rio 2011

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top